IDENTIDADE E CARREIRA DOCENTE DO LICENCIADO EM COMPUTAÇÃO: DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DA PROFISSIONALIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13184

Palavras-chave:

Formação de professores. Profissionalização. Identidade e carreira docente. Licenciado em Computação (LC).

Resumo

Este texto põe em cena uma discussão acerca dos desafios na construção da identidade e carreira docente, com o objetivo de analisar aspectos da formação e da profissionalização do Licenciado em Computação (LC) no âmbito do Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), buscando identificar alguns desafios relativos à inserção profissional no mercado educacional, implicando, portanto, na construção da identidade e da carreira docente. A pesquisa, de abordagem qualitativa foi realizada por meio dos métodos bibliográficos; e pesquisa de campo, realizada junto a 14 professores, egressos do referido curso, no semestre 2018.2. Pesquisas prévias revelam algumas dificuldades relativas à inserção profissional, tanto do ponto de vista legal (a não obrigatoriedade do componente curricular Computação no currículo da Educação Básica, na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018)), quanto do ponto de vista prático (dificuldades que os graduandos, desde os estágios obrigatórios do curso, têm de encontrar escolas com esse componente curricular). A hipótese central, é que, depois de formados, também enfrentam desafios e dificuldades para inserção no mercado de trabalho. Por isso, a opção pelos sujeitos da pesquisa ser alunos formados há cerca de três anos, tempo relativamente suficiente para vivenciar experiências a esse respeito. A análise revela alguns desafios nesse sentido, a saber: i) a não obrigatoriedade do componente curricular na Educação Básica; ii) a ausência de concursos na rede pública; iii) a falta de vagas na rede privada; iv) a ausência de espaços físicos na escola, como laboratórios de Informática, v) o não reconhecimento social; vi) a desvalorização salarial; entre outros fatores.

Biografia do Autor

Francisco Renato Lima, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor Formador no curso de Licenciatura em Computação do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI). Professor Auxiliar Nível - I (UFPI), lotado no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE).

Ronaldo Silva Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), campus Pinheiro (MA).

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

Lima, F. R., & Silva Junior, R. (2024). IDENTIDADE E CARREIRA DOCENTE DO LICENCIADO EM COMPUTAÇÃO: DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DA PROFISSIONALIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 927–953. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13184