O USO DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PORCENTAGEM: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.584Palavras-chave:
Ensino da Matemática. Material didático. Formação inicial.Resumo
Este relato de experiência é resultado de uma atividade de observação e inserção no espaço escolar, fomentado pela disciplina de Laboratório do Ensino de Matemática I, do curso de Licenciatura em Matemática do Campus VII da UNEB, Senhor do Bonfim — BA. O objetivo do presente trabalho é apresentar uma experiência de observação e inserção no espaço escolar dos anos finais do ensino fundamental e refletir sobre o quanto a mesma foi importante no processo de constituição da identidade docente. A atividade ocorreu ao longo de algumas semanas do segundo semestre de 2019 e totalizou 12 horas de inserção, da observação até a validação de material didático. A metodologia utilizada para a análise do espaço escolar foi a observação, seguido pela proposição de material didático para intervenção na realidade observada. Os resultados, após a realização da atividade, foram satisfatórios, tanto para os alunos quanto para os futuros professores, o que fortalece ainda mais a necessidade de incentivar esse tipo de atividade no espaço de formação inicial antes da realização do Estágio Curricular Supervisionado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY