O USO DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PORCENTAGEM: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Gabriel Santos de oliveira Universidade do Estado da Bahia, Campus VII
  • Geiza Batista Pereira Universidade do Estado da Bahia, Campus VII
  • Américo Junior Nunes da Silva Universidade do Estado da Bahia- Uneb - Campus VII

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.584

Palavras-chave:

Ensino da Matemática. Material didático. Formação inicial.

Resumo

Este relato de experiência é resultado de uma atividade de observação e inserção no espaço escolar, fomentado pela disciplina de Laboratório do Ensino de Matemática I, do curso de Licenciatura em Matemática do Campus VII da UNEB, Senhor do Bonfim — BA. O objetivo do presente trabalho é apresentar uma experiência de observação e inserção no espaço escolar dos anos finais do ensino fundamental e refletir sobre o quanto a mesma foi importante no processo de constituição da identidade docente. A atividade ocorreu ao longo de algumas semanas do segundo semestre de 2019 e totalizou 12 horas de inserção, da observação até a validação de material didático. A metodologia utilizada para a análise do espaço escolar foi a observação, seguido pela proposição de material didático para intervenção na realidade observada. Os resultados, após a realização da atividade, foram satisfatórios, tanto para os alunos quanto para os futuros professores, o que fortalece ainda mais a necessidade de incentivar esse tipo de atividade no espaço de formação inicial antes da realização do Estágio Curricular Supervisionado.

Biografia do Autor

Gabriel Santos de oliveira, Universidade do Estado da Bahia, Campus VII

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII. E-mail: gabriel_santos1407@hotmail.com.

Geiza Batista Pereira, Universidade do Estado da Bahia, Campus VII

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII. E-mail: geizzabatissta@gmail.com.

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia- Uneb - Campus VII

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (Uneb - Campus III). Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar), na condição de pesquisador, o Grupo Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador (CNPq/PPGESA-Uneb), na condição de vice-líder e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/LEPEM-Uneb) na condição de líder. É editor-chefe da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) e coordenador do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM). E-mail: ajnunes@uneb.br.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

oliveira, G. S. de ., Pereira, G. B. ., & Silva, A. J. N. da . (2021). O USO DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PORCENTAGEM: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 11. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.584