O USO DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PORCENTAGEM: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Gabriel Santos de oliveira Universidade do Estado da Bahia, Campus VII
  • Geiza Batista Pereira Universidade do Estado da Bahia, Campus VII
  • Américo Junior Nunes da Silva Universidade do Estado da Bahia- Uneb - Campus VII

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.584

Palabras clave:

Ensino da Matemática. Material didático. Formação inicial.

Resumen

Este relato de experiência é resultado de uma atividade de observação e inserção no espaço escolar, fomentado pela disciplina de Laboratório do Ensino de Matemática I, do curso de Licenciatura em Matemática do Campus VII da UNEB, Senhor do Bonfim — BA. O objetivo do presente trabalho é apresentar uma experiência de observação e inserção no espaço escolar dos anos finais do ensino fundamental e refletir sobre o quanto a mesma foi importante no processo de constituição da identidade docente. A atividade ocorreu ao longo de algumas semanas do segundo semestre de 2019 e totalizou 12 horas de inserção, da observação até a validação de material didático. A metodologia utilizada para a análise do espaço escolar foi a observação, seguido pela proposição de material didático para intervenção na realidade observada. Os resultados, após a realização da atividade, foram satisfatórios, tanto para os alunos quanto para os futuros professores, o que fortalece ainda mais a necessidade de incentivar esse tipo de atividade no espaço de formação inicial antes da realização do Estágio Curricular Supervisionado.

Biografía del autor/a

Gabriel Santos de oliveira, Universidade do Estado da Bahia, Campus VII

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII. E-mail: gabriel_santos1407@hotmail.com.

Geiza Batista Pereira, Universidade do Estado da Bahia, Campus VII

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII. E-mail: geizzabatissta@gmail.com.

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia- Uneb - Campus VII

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (Uneb - Campus III). Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar), na condição de pesquisador, o Grupo Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador (CNPq/PPGESA-Uneb), na condição de vice-líder e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/LEPEM-Uneb) na condição de líder. É editor-chefe da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) e coordenador do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM). E-mail: ajnunes@uneb.br.

Publicado

2021-02-27

Cómo citar

oliveira, G. S. de ., Pereira, G. B. ., & Silva, A. J. N. da . (2021). O USO DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PORCENTAGEM: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 11. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.584