A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD): UM RETRATO SOCIOCULTURAL DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)

Autores

  • Maria de Jesus Araújo Ramos Universidade Federal de Pernambuco- UFPE
  • Francisco Renato Lima Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Aline Montenegro Leal Silva Universidade Estadual do Piauí- UESPI
  • Keylla Maria de Sá Urtiga Aita Universidade Federal do Piauí- UFPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4536

Palavras-chave:

Educação a Distância. Expansão do Ensino Superior. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. CEAD/UFPI.

Resumo

A expansão do Ensino Superior no Brasil tem ocorrido de forma bastante expressiva por meio da modalidade Educação a Distância (EaD), sobretudo, a partir do início do século XXI, com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) e o processo de globalização, influenciando sobremaneira, o cenário educacional. Nesse contexto, novas propostas metodológicas têm dado o tom e o ritmo das mudanças políticas e pedagógicas nessa modalidade de ensino. Nesse percurso, vários estudiosos têm trabalhado na conceituação dessa modalidade de ensino, contribuindo para que ela ganhe visibilidade nos instrumentos legais. Baseando-se nessas orientações, as Instituições de Ensino Superior (IES) têm ofertado cursos por meio do ensino na EaD. A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por exemplo, implementou essa modalidade de ensino a partir do início do século XXI. Desse modo, neste estudo, fez-se uma análise geográfica espacial, quanto ao avanço dos polos e da oferta de cursos promovidos pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), nos estados do Piauí e da Bahia. O estudo assume uma abordagem qualitativa e exploratória, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, a partir de autores mais clássicos, do final do século XX; e autores mais contemporâneos, dessas duas primeiras décadas do século XXI; bem como, pesquisa documental, por meio da análise de dados institucionais do CEAD/UFPI, regidos pelo conceito de EaD na legislação brasileira. A análise focou na expansão dos polos de ofertas dos cursos de graduação. Os resultados revelam que aumentou 256% o número de polos semipresenciais, de 2012 a 2016. Do mesmo modo, houve aumento significativo na diversidade de cursos ofertados, passando de 11 (onze) opções em 2012 para 14 (quatorze) opções em 2016. O mesmo é constatado quanto a oferta do número de vagas de 3.125 (três mil, cento e vinte e cinco) em 2012 para 9.310 (nove mil, trezentas e dez) em 2016.

Biografia do Autor

Maria de Jesus Araújo Ramos, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Mestranda em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e licenciada em Computação pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI). Especialista em Formação Docente em Educação a Distância pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB). E-mail: jesusramos07@hotmail.com.

Francisco Renato Lima, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutorando em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem (UFPI). Atualmente atua como Professor Assistente (substituto) na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Professor Formador no curso de Licenciatura em Computação do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI). E- mail: fcorenatolima@hotmail.com.

Aline Montenegro Leal Silva, Universidade Estadual do Piauí- UESPI

Professora Auxiliar na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Professora formadora no curso de Licenciatura em Computação do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI. Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestra e Doutoranda em Ciência da Computação (UFPI). E-mail: alineleal@ufpi.edu.br

Keylla Maria de Sá Urtiga Aita, Universidade Federal do Piauí- UFPI

Doutora em Biotecnologia (UFPI). Professora Adjunta III da Universidade Federal do Piauí (UFPI), lotada no Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) e, atualmente ocupa o cargo de Coordenadora de Pesquisa e Inovação (PROPESQI/UFPI). E-mail: keyllaurtiga@ufpi.edu.br.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Ramos, M. de J. A. ., Lima, F. R., Silva, A. M. L. ., & Aita, K. M. de S. U. . (2022). A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD): UM RETRATO SOCIOCULTURAL DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 72–92. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4536