FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS AO GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA NO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Rivanda Martha Gomes Chaves Universitário Santo Agostinho
  • Francisco Renato Lima Universidade Estadual do Maranhão- MA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1386

Palavras-chave:

Administração. Docência. Ensino Superior. Prática Pedagógica.

Resumo

A formação, seja ela em nível básico ou superior, exige a articulação de conhecimentos, habilidades e leitura da realidade vivenciada pelos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, faz-se necessário a utilização de métodos e estratégias de organização do trabalho pedagógico, que facilitem a compreensão e o aprendizado dos conteúdos, por parte dos alunos. Porém, alguns campos do conhecimento, como o curso de bacharelado em Administração, não disponibiliza em sua grade curricular, uma orientação didática e pedagógica, destinada à formação docente, exigindo assim, que os profissionais dessa área, ao optarem pelo exercício da docência no Ensino Superior, busquem uma formação continuada, a qual, far-se-á, por meio de cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e strictu sensu (mestrado, doutorado), a fim de exercer o trabalho docente com mais qualidade e desenvolver o perfil de professores pesquisadores. Com base nisso, objetiva-se analisar os saberes necessários ao professor bacharel em Administração, no exercício da docência no Ensino Superior, sobretudo, no que se refere ao gerenciamento do conhecimento em sala de aula junto ao aluno. Do ponto de vista metodológico, constitui-se de um estudo de abordagem qualitativa, realizado por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória. A análise da literatura, permite, portanto, a compreensão de que as habilidades pedagógicas no exercício da docência do Ensino Superior, no curso de Administração, pressupõem o domínio sobre a diversidade de saberes docentes. Logo, os professores graduados em Administração, por não terem essa formação pedagógica, buscam, por meio de formação continuada, mecanismos e estratégias que ampliem as capacidades docentes em sala de aula, possibilitando um melhor gerenciamento do trabalho docente nos espaços de aprendizagem.

Biografia do Autor

Rivanda Martha Gomes Chaves, Universitário Santo Agostinho

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). Especialista em Docência no Ensino Superior (UNIFSA). E-mail: rivandamartha1@gmail.com.

Francisco Renato Lima, Universidade Estadual do Maranhão- MA

Doutorando em Linguística (UNICAMP). Mestre em Letras-Estudos da Linguagem (UFPI). Professor Substituto da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Coordenador de disciplinas do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI).E-mail: fcorenatolima@hotmail.com

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Publicado

30/06/2021

Como Citar

Chaves, R. M. G. ., & Lima, F. R. (2021). FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS AO GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA NO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 484–498. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1386