DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: A PROFISSIONALIZAÇÃO DAS/DOS PROFESSORAS/ES UNIVERSITÁRIAS/OS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12829Palavras-chave:
Docência. Ensino Superior. Formação de professoras/es. Universidade. Profissionalização.Resumo
Este texto foi produzido mediante um relato de experiência pautado no desenvolvimento do componente curricular Docência do Ensino Superior (DES), do Programa de Pós-Graduação em nível de mestrado em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Campus Jequié-Ba. Tem como objetivo descrever e refletir sobre o desenvolvimento e as contribuições da disciplina DES, especialmente sobre a profissionalização das/dos professoras/es universitárias/os. O estudo é de natureza analítica-descritiva e adotou o método (auto)biográfico que permitiu a narração de experiências pautada na reflexão. A produção das informações se deu por meio das narrativas, experiências e vivências do autor e das autoras, e por meio de revisão bibliográfica. As análises e discussão tiveram um cunho qualitativo. O estudo da disciplina Docência do Ensino Superior, nos possibilitou refletir sobre a constituição da universidade brasileira e o universo que compõe o que chamamos por docência. Nos fez perceber a docência como o exercício profissional da/o professora/r que envolve ensino, pesquisa, extensão, administração e carreira e refletir sobre os aspectos que consolidam à docência no Ensino Superior e a formação da/o professora/r para este fim – processos formativos, saberes da docência e constituição identitária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY