DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: A PROFISSIONALIZAÇÃO DAS/DOS PROFESSORAS/ES UNIVERSITÁRIAS/OS

Autores

  • Gleydson da Paixão Tavares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Andréa Maria Brandão Meireles Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS-BA
  • Renata Tereza Brandão Meireles Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB-BA
  • Maria Betânea Oliveira Ferraz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB-BA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12829

Palavras-chave:

Docência. Ensino Superior. Formação de professoras/es. Universidade. Profissionalização.

Resumo

Este texto foi produzido mediante um relato de experiência pautado no desenvolvimento do componente curricular Docência do Ensino Superior (DES), do Programa de Pós-Graduação em nível de mestrado em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Campus Jequié-Ba. Tem como objetivo descrever e refletir sobre o desenvolvimento e as contribuições da disciplina DES, especialmente sobre a profissionalização das/dos professoras/es universitárias/os. O estudo é de natureza analítica-descritiva e adotou o método (auto)biográfico que permitiu a narração de experiências pautada na reflexão. A produção das informações se deu por meio das narrativas, experiências e vivências do autor e das autoras, e por meio de revisão bibliográfica. As análises e discussão tiveram um cunho qualitativo. O estudo da disciplina Docência do Ensino Superior, nos possibilitou refletir sobre a constituição da universidade brasileira e o universo que compõe o que chamamos por docência. Nos fez perceber a docência como o exercício profissional da/o professora/r que envolve ensino, pesquisa, extensão, administração e carreira e refletir sobre os aspectos que consolidam à docência no Ensino Superior e a formação da/o professora/r para este fim – processos formativos, saberes da docência e constituição identitária.  

Biografia do Autor

Gleydson da Paixão Tavares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutorando em Educação Científica e Formação de Professores – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB – Campus Jequié (Ba). Professor-Tutor do Curso de Pedagogia EaD da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC – Ilhéus (Ba).

 

Andréa Maria Brandão Meireles, Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS-BA

Mestre em Educação - Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS (Ba). Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

Renata Tereza Brandão Meireles, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB-BA

Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB – Campus Vitória da Conquista (Ba). Professora-Tutora do Curso de Pedagogia EaD da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC – Ilhéus (Ba).

Maria Betânea Oliveira Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB-BA

Mestre em Educação Científica e Formação de Professores – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB – Campus Jequié (Ba). Professora da Rede Pública Municipal de Ensino de Dom Inocêncio – Piauí.

Downloads

Publicado

2024-01-20

Como Citar

Tavares, G. da P., Meireles, A. M. B., Meireles, R. T. B., & Ferraz, M. B. O. (2024). DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: A PROFISSIONALIZAÇÃO DAS/DOS PROFESSORAS/ES UNIVERSITÁRIAS/OS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 920–943. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12829