FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROCESSOS QUE REPERCUTEM NUMA AÇÃO CONTINUADA DE EXTENSÃO EDUCACIONAL ASSIM COMO AS MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS PARA O FAZER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO COMUM NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13678Palavras-chave:
Formação de professores. História da Educação. Educação Inclusiva.Resumo
O presente artigo propõe um exercício de reflexão sobre a formação docente e suas ações, analisando a pertinência entre o que se fala e o que se faz na escola de educação básica. Neste sentido, esta reflexão problematiza os conhecimentos necessários ao educador ao longo de seu exercício profissional sob o crivo crítico e reflexivo como uma reivindicação necessária de um novo arranjo social que demanda mudanças. Falar de formação de professores é falar de algo tão antigo quanto atual, tão explorado quanto desconhecido, tão banal quanto fundamental – substantivos que se contrapõem e ao mesmo tempo se completam, apontando um caminho tortuoso. O debate sobre a profissionalização docente não é recente, e nas últimas décadas se intensificou devido às iniciativas de reestruturação curricular das Escolas Normais e dos cursos de pedagogia, com as experiências de novos cursos de formação em nível superior formação voltada para a educação inclusiva.O presente trabalho procurará apresentar uma síntese histórica da evolução da profissão docente, perpassando pelo ensino na colônia, o ensino Normal (a feminização e desvalorização do Magistério), o docente da educação dos anos iniciais do ensino fundamental I, bem como a situação atual frente a nova LDB, e demais documentos que amparam a formação continuada de professores.
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