FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROCESSOS QUE REPERCUTEM NUMA AÇÃO CONTINUADA DE EXTENSÃO EDUCACIONAL ASSIM COMO AS MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS PARA O FAZER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO COMUM NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Ivanil Geralda Maia Pereira Universidade Autônoma de Assunção - PY
  • Elias Alves da Silva Universidade Autônoma de Assunção - PY

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13678

Palavras-chave:

Formação de professores. História da Educação. Educação Inclusiva.

Resumo

O presente artigo propõe um exercício de reflexão sobre a formação docente e suas ações, analisando a pertinência entre o que se fala e o que se faz na escola de educação básica. Neste sentido, esta reflexão problematiza os conhecimentos necessários ao educador ao longo de seu exercício profissional sob o crivo crítico e reflexivo como uma reivindicação necessária de um novo arranjo social que demanda mudanças. Falar de formação de professores é falar de algo tão antigo quanto atual, tão explorado quanto desconhecido, tão banal quanto fundamental – substantivos que se contrapõem e ao mesmo tempo se completam, apontando um caminho tortuoso. O debate sobre a profissionalização docente não é recente, e nas últimas décadas se intensificou devido às iniciativas de reestruturação curricular das Escolas Normais e dos cursos de pedagogia, com as experiências de novos cursos de formação em nível superior formação voltada para a educação inclusiva.O presente trabalho procurará apresentar uma síntese histórica da evolução da profissão docente, perpassando pelo ensino na colônia, o ensino Normal (a feminização e desvalorização do Magistério), o docente da educação dos anos iniciais do ensino fundamental I, bem como a situação atual frente a nova LDB, e demais documentos que amparam a formação continuada de professores.

Biografia do Autor

Ivanil Geralda Maia Pereira, Universidade Autônoma de Assunção - PY

Mestranda em Ciências da Educação, Professora da Rede Municipal, Ensino Fundamental II na disciplina de História e sala de recurso multifuncional na escola Monteiro Lobato, Povoado Itiúba Jaguaquara-BA.

Elias Alves da Silva, Universidade Autônoma de Assunção - PY

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção - PY. Coordenador pedagógico da Faculdade Educaler em Itiúba Bahia. Professor de matemática na Escola Municipal Evaristo Ribeiro dos Santos em Taquari, Itiúba-Bahia. 

Downloads

Publicado

2024-04-25

Como Citar

Pereira, I. G. M., & Silva, E. A. da. (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROCESSOS QUE REPERCUTEM NUMA AÇÃO CONTINUADA DE EXTENSÃO EDUCACIONAL ASSIM COMO AS MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS PARA O FAZER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO COMUM NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1352–1367. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13678