OS DESAFIOS DO PROFESSOR INICIANTE NA CARREIRA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Lindoneide Frazão Bezerra Faculdade Master
  • Ana Léia Mesquita Pessoa Faculdade UniBF
  • Wenderson Cruz da Silva Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13509

Palavras-chave:

Desafios. Relação Docente. Ensino Superior.

Resumo

Introdução:  A formação e a atuação do professor de educação no nível superior vêm sendo construída ao longo do tempo. Além disso, a docência no ensino superior está relacionada também a um fator muito importante: a inserção no mercado de trabalho a qual muitos profissionais procuram pelo curso como forma de se recolocação no mercado de trabalho. Objetivo compreender os desafios enfrentados pelo docente iniciante no Ensino Superior. Metodologia: Estudo elaborado a partir de pesquisas bibliográficas que consistiram organizar e esclarecer sobre o tema da pesquisa. Metodologia: Resultado: Selecionou-se 15 artigos sobre os desafios do docente no ensino superior e a educação contemporânea e ações para o desenvolvimento do professor na atuação docente. Conclusão: Portanto, espera-se que estes apontamentos somem com outras pesquisas para a ampliação sobre as reflexões teórico-metodológicas sobre a docência no ensino superior e, sobretudo, que sejam respeitadas as peculiaridades e singularidades na formação da docência para o ensino superior.

Biografia do Autor

Lindoneide Frazão Bezerra, Faculdade Master

Graduação em Enfermagem pela Faculdade Estácio do Amazonas, pós-graduação em Saúde Pública com Ênfase em Estratégia Saúde da Família e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Master de Parauapebas. 

Ana Léia Mesquita Pessoa, Faculdade UniBF

Graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista. Pós-graduação em Enfermagem em UTI e Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material pela Faculdade UniBF. Brasília, DF-Brasil. Pós-graduação em Docência no Ensino Superior. 

Wenderson Cruz da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Educação e Ensino de Ciência na Amazônia – Universidade do Estado do Amazonas.

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

Bezerra, L. F., Pessoa, A. L. M., & Silva, W. C. da. (2024). OS DESAFIOS DO PROFESSOR INICIANTE NA CARREIRA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1046–1055. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13509