A PALAVRA FINAL É A DO MEU PROFESSOR DE DIREITO? reflexões pedagógicas a partir um ensino jurídico construtivista, entre um plano de aula opressor e libertador*

Autores

  • Nick Smaylle da Luz Moreira PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.980

Palavras-chave:

Ensino Jurídico. Docência. Aprendizagem.

Resumo

O artigo acadêmico em questão é o resultado de estudos e reflexões sobre o Ensino Jurídico brasileiro e seus desdobramentos na formação do bacharel, bem como na formação docente do sujeito formador, a partir das pesquisas e debates evidenciados na Pós-Graduação Lato sensu em Docência no Ensino Superior da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O trabalho pretende incitar discussões não apenas sob o tema principal – ensino jurídico – mas também, acerca de seu histórico no Brasil, dissertando sobre a realidade das Faculdades de Direito, da docência universitária, dos elementos pedagógicos institucionais em Instituições de Ensino Superior, dos processos de ensino e aprendizagem, dos métodos de ensino de Direito e também, das demandas e problemáticas envolvendo esse tipo de ensino. Ao mesmo tempo que levanta demandas sob uma crise nessa ênfase do ensino superior, propõe soluções aplicadas estruturadas por meio de teorias e ideias, a fim de oferecer efetividade no ensino do Direito. Como aporte teórico foi utilizado a pesquisa bibliográfica, caracterizando-se de cunho qualitativo, com a utilização de métodos científicos: indutivo, dialético e histórico.

 

Biografia do Autor

Nick Smaylle da Luz Moreira, PUC Minas

Advogado, Bacharel em Direito (Faculdade Mineira de Direito, PUC Minas, 2014), Especialista em Docência no Ensino Superior (Escola de Humanidades, PUC RS, 2018), pós-graduando em Direito Econômico e Regulatório (Instituto de Direito, PUC Rio). É membro do Grupo de Pesquisa "Filosofia, Religiosidade e suas interfaces" (PUC Minas/DGP-CNPq). ORCID: 0000-0003-2274-4011 Contato: smaylle.nick@gmail.com/nick_smaylle@hotmail.com;

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Publicado

30/04/2021

Como Citar

Moreira, N. S. da L. . (2021). A PALAVRA FINAL É A DO MEU PROFESSOR DE DIREITO? reflexões pedagógicas a partir um ensino jurídico construtivista, entre um plano de aula opressor e libertador*. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 465–488. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.980