DESAFIOS DA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6722Palavras-chave:
Leitura. Escrita. Desafios. Dificuldades. Ensino Fundamental.Resumo
O presente artigo é fruto da monografia de graduação apresentada ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Universidade Aberta do Brasil UAB -UEMANET. Tem por objetivo apresentar a análise desenvolvida com pesquisa de campo e bibliográfica numa abordagem quantiqualitativa dos resultados referentes as práticas de leitura e escrita dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco nos desafios vivenciados no processo de aquisição da leitura e da escrita, traçando estratégias pedagógicas que venham corroborar com a prática do professor enquanto mediador ao longo desse processo. Como embasamento teórico buscou-se, Cagliari (1993); Ferreiro (1987); Teberosky (1989); Antunes (2003); Solé (1998); Maia (2007); dentre outros. O estudo ressaltou que de fato, os desafios são inúmeros e persistentes, somado a isso, o espaço reservado ao trabalho com a escrita é insuficiente, fato que acaba conduzindo os alunos a alcançarem o último ano da modalidade de ensino em foco, sem dominar as competências e habilidades de leitura e escrita preconizadas pela BNCC.
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