DESAFIOS DA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Regina Farias da Silva do Nascimento Instituto de Ensino Superior Franciscano
  • Dulce Helena Teixeira dos Santos Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6722

Palavras-chave:

Leitura. Escrita. Desafios. Dificuldades. Ensino Fundamental.

Resumo

O presente artigo é fruto da monografia de graduação apresentada ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Universidade Aberta do Brasil UAB -UEMANET. Tem por objetivo apresentar a análise desenvolvida com pesquisa de campo e bibliográfica numa abordagem quantiqualitativa dos resultados referentes as práticas de leitura e escrita dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco nos desafios vivenciados no processo de aquisição da leitura e da escrita, traçando estratégias pedagógicas que venham corroborar com a prática do professor enquanto mediador ao longo desse processo. Como embasamento teórico buscou-se, Cagliari (1993); Ferreiro (1987); Teberosky (1989); Antunes (2003); Solé (1998); Maia (2007); dentre outros. O estudo ressaltou que de fato, os desafios são inúmeros e persistentes, somado a isso, o espaço reservado ao trabalho com a escrita é insuficiente, fato que acaba conduzindo os alunos a alcançarem o último ano da modalidade de ensino em foco, sem dominar as competências e habilidades de leitura e escrita preconizadas pela BNCC.  

Biografia do Autor

Regina Farias da Silva do Nascimento, Instituto de Ensino Superior Franciscano

Pós- Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia institucional e Clínica- Instituto de Ensino Superior Franciscano- Paço do Lumiar- MA. E-mail: reginafariasnascimento@gmail.com.

Dulce Helena Teixeira dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, professora substituta da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Campus Caxias.  E-mail: dulce_helenas@hotmail.com.

 

Downloads

Publicado

09/09/2022

Como Citar

Nascimento, R. F. da S. do ., & Santos, D. H. T. dos . (2022). DESAFIOS DA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 1289–1303. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6722