AS DIFICULDADES NA LEITURA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Mônica Pereira do Nascimento Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.16479

Palavras-chave:

Leitura. Alunos. Pandemia.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever as produções e publicações científicas sobre a alfabetização e letramento nos momentos de pandemia até os desafios da leitura e escrita em relação aos jovens que estão no ensino fundamental. Os alunos ao ver o conteúdo a distância apresentam dificuldade de foco e concentração, principalmente pela ausência de estratégias por parte dos educadores ao sanar a dispersão dos alunos. É válido ressaltar que pela urgência de voltar as aulas sem ficar muito tempo parado, o foco foi providenciar plataformas online para suprir a ausência das aulas presenciais no intuito de manter o ritmo. Os trabalhos utilizados como base para a pesquisa bibliográfica se complementam no sentido de compreender as dificuldades encontradas pelos alunos no ensino fundamental durante a pandemia, principalmente no processo de alfabetização e letramento, pois ambos são a base para a criança na leitura, decodificação e interpretação de textos. Dessa forma, estimular o aluno a ler desde os primeiros anos do ensino fundamental, fará com que o mesmo não tenha dificuldade de foco, principalmente ao precisar se adaptar ao ambiente virtual. Conclui-se que o estudo pretende ajudar futuros trabalhos no sentido de relevância científica, ampliando e problematizando, aberto também para o momento atual e para produções com temas decorrentes.

Downloads

Biografia do Autor

Mônica Pereira do Nascimento, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora em Geografia pela UFPE. Docente do Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Nascimento, M. P. do, & Santos, M. P. M. dos. (2024). AS DIFICULDADES NA LEITURA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES DURANTE A PANDEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 85–98. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.16479