A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID 19: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS

Autores

  • Euzene Mendonça Barbosa Matos Universidade de Évora-PT
  • Marília Evangelina Sota Favinha Universidade de Évora-PT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2165

Palavras-chave:

Modelos de ensino. Ensino aprendizagem. Meios tecnológicos.

Resumo

Os impactos gerados pela pandemia do covid-19 nos anos de 2020 e 2021, fez com que o meio educacional mudasse todo o cenário do ensino, passando a atuar diretamente com o modelos de ensino aliados às plataformas digitais. A pergunta que norteou nossa pesquisa questiona: Será que os modelos de ensino trabalhados em contexto de aprendizagem de ambientes não formalizados, em que os alunos estudam online, é viável, como referencial de aprendizagem? Foi isso que nos propusemos investigar. Partindo de uma análise teórica e conceptual sobre os modelos de ensino, entendido enquanto concepção, organização e estruturação do processo de ensino aprendizagem, analisam-se as percepções que diferentes sujeitos têm acerca dos modelos de ensino que se realizam em contexto de aprendizagem online e em ambientes não formalizados. Os dados empíricos provêm da aplicação de questionários distribuídos online e da realização de entrevistas semiestruturadas. Foram inquiridas 31 pessoas e entrevistadas 4, todas adultas com um perfil acadêmico diverso. Conclui-se o modelo de ensino hibrido é uma opção que necessita de estrutura, preparação e acompanhamento dos profissionais de ensino.  E muitos são os esforços já percorridos, mas os dados revelam a necessidade de atenção especial aos elementos de referência para a leitura da construção de um projeto pedagógico voltado para a formação, mediação, autonomia, comprometimento, e estruturação na qualidade do ensino.

Biografia do Autor

Euzene Mendonça Barbosa Matos, Universidade de Évora-PT

Doutora em Ciências da Educação, Universidade de Évora-PT, Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Aplicada. GEPEA/IFCE. http://orcid.org/0000/1000-6195-74X .Email: euzene.matos@ifce.edu.br.

Marília Evangelina Sota Favinha, Universidade de Évora-PT

PhD em Ciências da Educação, Escola de Ciências Sociais, Professora do Departamento de Pedagogia e Educação, Diretora do Mestrado em Ciências da Educação e Psicologia- Universidade de Évora-PT. Email: mfavinha@uevora.pt.

Downloads

Publicado

30/09/2021

Como Citar

Matos, E. M. B. ., & Favinha, M. E. S. . (2021). A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID 19: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 43–61. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2165