ANALFABETISMO FUNCIONAL: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL

Autores

  • Euzene Mendonça Barbosa Matos Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará
  • Benedito de Sousa Matos Instituto para o Desenvolvimento da Educação Aplicada
  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1412

Palavras-chave:

Analfabetismo funcional. Currículo. Políticas educacionais.

Resumo

analfabetismo funcional, é caracterizado, quando os alunos escolarizados ainda apresentam dificuldades em buscar, avaliar e organizar informações de modo a aprender, resolver problemas e tomar decisões para a vida. As resultantes desse fator tem gerado a limitação social e intelectual de grande parte da população, e gerado sérios problemas para o desenvolvimento educacional no Brasil. Este artigo busca refletir alguns fatores que implicam no analfabetismo funcional, com a revisão de literatura sobre a conceituação, as políticas educacionais, e os dados estatísticos a respeito do índice de analfabetos funcionais e suas características de identificação no meio social educacional.

Biografia do Autor

Euzene Mendonça Barbosa Matos, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE. Brasil. Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE, Departamento de Educação. Docente dos Cursos de Licenciaturas em Física e Matemática. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Aplicada GEPEA/IFCE. E-mail: euzenemcp@gmail.com.

Benedito de Sousa Matos, Instituto para o Desenvolvimento da Educação Aplicada

Instituto para o Desenvolvimento da Educação Aplicada- IDEA. Brasil Diretor Executivo do Instituto para o Desenvolvimento da Educação Aplicada- IDEA. Brasil. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Aplicada GEPEA/IFCE. E-mail: benedito.flz@gmail.com

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE. Brasil Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE, Departamento de Matemática e Física. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ/PQ2. Docente Permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática – PGECM/IFCE. Docente Permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROEPT/IFCE em Rede. Docente Permanente do Doutorado em Rede Região Nordeste – RENOEN. Brasil. E- mail: fregis@ifce.edu.br.

Downloads

Publicado

30/06/2021

Como Citar

Matos, E. M. B. ., Matos, B. de S. ., & Alves, F. R. V. . (2021). ANALFABETISMO FUNCIONAL: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 575–592. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1412