DOCÊNCIA SEM PRECEDENTES: COMO A PANDEMIA DE COVID-19 AFETOU OS PROFESSORES DE DIREITO E O FUTURO DA EDUCAÇÃO JURÍDICA

Autores

  • Alex Silva Gonçalves Centro Universitário Paraíso – UniFAP
  • Dylvan Castro de Araújo Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
  • Livio Augusto de Carvalho Santos UNISC
  • Manuela Saker Morais Universidade de Marília – UNIMAR
  • Mussoline Batista Campelo Filho Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC
  • Paulo Phitágoras Rodrigues de Sousa Universidade de Salamanca
  • Weslley Aguiar Chaves Universidade CEUMA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10773

Palavras-chave:

Ensino jurídico. Covid19. Educação à distância. Docência.

Resumo

O presente trabalho versa sobre observação, análise e considerações sobre dificuldades e repercussões vividas no período da pandemia causada pelo Covid-19 por docentes na área do Direito. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e leitura de relatos/reportagens dentro do recorte de tempo da pandemia até os dias atuais. Em um primeiro momento apresentou-se o contexto e cenário geral do surgimento da pandemia e seu impacto inicial do cenário docente. Em seguida buscou-se abordar as dificuldades relatadas por docentes da área jurídica, bem como de alunos. Enumerou-se situações de pontos negativos e pontos de inflexão. Conclui-se que, dentro das peculiaridades, os docentes de direito vivenciaram experiências sem precedentes, buscando não somente sua manutenção no mercado de trabalho, como também sua atualização e aceitação dentro do novo normal. 

Biografia do Autor

Alex Silva Gonçalves, Centro Universitário Paraíso – UniFAP

Doutor em Direito pela UFSC. Professor do Centro Universitário Paraíso – UniFAP.

Dylvan Castro de Araújo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.

Livio Augusto de Carvalho Santos, UNISC

Doutorando em Direito pela Universidade de Marília – UNIMAR; Mestre em Direito pela UNISC.

Manuela Saker Morais, Universidade de Marília – UNIMAR

Mestranda em Direito pela Universidade de Marília – UNIMAR; Especialista em Direito Empresarial e em Planejamento Tributário.

Mussoline Batista Campelo Filho, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC

Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

Paulo Phitágoras Rodrigues de Sousa, Universidade de Salamanca

Doutorado em Estado de Derecho y Gobernanza Global pela Universidade de Salamanca; Mestre em Economia com habilitação em Gestão de Finanças Públicas pela Universidade de Brasília – UnB.

Weslley Aguiar Chaves, Universidade CEUMA

Mestrando em Direito e Afirmação de Vulneráveis pela Universidade CEUMA.

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

Gonçalves, A. S., Araújo, D. C. de, Santos, L. A. de C., Morais, M. S., Campelo Filho, M. B., Sousa, P. P. R. de, & Chaves, W. A. (2023). DOCÊNCIA SEM PRECEDENTES: COMO A PANDEMIA DE COVID-19 AFETOU OS PROFESSORES DE DIREITO E O FUTURO DA EDUCAÇÃO JURÍDICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 1907–1919. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10773