A REVOLUÇÃO DOS RECURSOS MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INTEGRAÇÃO, INTERATIVIDADE E INOVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Alessandra Pícoli FATESF
  • Rodrigo Rodrigues Pedra Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Silvanete Cristo Viana Universidade Cândido Mendes
  • Venina Davel Secchin Faculdade De Administração, Ciências, Educação e Letras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16562

Palavras-chave:

Recursos multimídia. Educação. Ensino a Distância.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica acerca do uso de recursos multimídias no ensino superior de educação a distância, enfatizando como estes podem auxiliar e integrar o ensino, além de fazer com que os estudantes se mostrem mais interessados durante o processo de ensino-aprendizagem. Com isto em mente, a metodologia utilizada para que tal objetivo seja atingido foi a revisão bibliográfica, onde o uso de termos descritores foi realizado nas plataformas CAPES e Google Acadêmico. Além disso, também foram utilizados os módulos da disciplina deste mestrado, buscando assim trabalhos correspondentes ao tema proposto. A partir dos resultados encontrados, foi possível notar que os recursos multimídias têm sido muito utilizados no ensino-aprendizagem, fato este exacerbado pelo interesse e engajamento que os discentes apresentam quando estes recursos estão presentes. Deste modo, o ensino à distância tem se adaptado a estes recursos, com o uso de editores de texto, músicas, vídeos e imagens que auxiliem na educação e, ao mesmo tempo, tragam resultados positivos para os estudantes. Observa-se que grande parte dos benefícios do uso dos recursos multimídias encontra-se na facilidade de acesso a informações e na praticidade de acesso às plataformas, podendo ser acessadas em qualquer local a qualquer momento, logo, o aluno tem o dinamismo de adaptar o estudo à sua rotina. Sendo assim, o ensino superior à distância encontra-se nesse caminho, buscando cada vez mais meios de atingir este público engajado por tecnologia e, ao mesmo tempo, permitindo que o ensino seja eficiente e pertinente para todos.

Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Alessandra Pícoli, FATESF

Pós-Graduada em Alfabetização e Letramento, Faculdade De Tecnologia São Francisco (FATESF).

Rodrigo Rodrigues Pedra, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales. (FICS)

Silvanete Cristo Viana, Universidade Cândido Mendes

Especialista em Docência do Ensino em Direitos Humanos, Universidade Cândido Mendes.

Venina Davel Secchin, Faculdade De Administração, Ciências, Educação e Letras

Pós-Graduada em Alfabetização e Letramento, Faculdade De Administração, Ciências, Educação e Letras – Facel.

Downloads

Publicado

2024-10-31

Como Citar

Santos, S. M. A. V., Pícoli, A., Pedra, R. R., Viana, S. C., & Secchin, V. D. (2024). A REVOLUÇÃO DOS RECURSOS MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INTEGRAÇÃO, INTERATIVIDADE E INOVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 5817–5824. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16562