RESILIÊNCIA E DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Silvia Regina Rosso Instituto Federal de Santa Catarina- IFSC- Campus Araranguá
  • Orimar Batista dos Reis Instituto Federal de Minas Gerais- IFMG- Campus Ouro Preto
  • Erivelto Luis de Souza Universidade Federal de São João Del Rey- UFSJ
  • Arquimedes Martins Góis Instituto Federal de Minas Gerais- IFMG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7665

Palavras-chave:

Resiliência. Pandemia. Ensino remoto. Relações interpessoais.

Resumo

Os avanços da humanidade nas áreas de tecnologia e pesquisa científica, não foram suficientes para evitar o surgimento de uma epidemia global causada pelo vírus da Covid19, provocando uma crise que afetou diversos setores. Houve perdas humanas e materiais, e a Educação também enfrentou muitos desafios frente a esta crise. Em função da necessidade de distanciamento social, as escolas passaram a utilizar o Ensino Remoto, por meio da Educação a distância, como recurso para postagem e transmissão das aulas, fazendo com que os professores se adaptassem a essa nova realidade, se reinventando, se tornando resilientes. O tema desta pesquisa tem como foco a resiliência, buscando entender o comportamento de professores e estudantes nesses momentos de tensão, de forma a manter a melhor qualidade possível nos processos de ensino-aprendizagem. Busca analisar o papel da resiliência na prática dos docentes em situações de estresse, pesquisando o impacto dessas transformações nas relações interpessoais, em função da mudança de aulas presenciais para o formato de aulas virtuais. Utilizou-se como metodologia fontes bibliográficas e aplicação de questionários junto aos professores e estudantes do Curso Técnico de Metalurgia do IFMG- Campus Ouro Preto. Conclui-se que o papel da resiliência em tempos de crise é capaz de promover o aprendizado por parte do docente, bem como transformações nas relações interpessoais vivenciadas por eles, em especial o papel da Inteligência Emocional, auxiliando para que possam reinventar-se para atender novas demandas. Afinal, a resiliência não é um estado definitivo e como se encara a crise faz toda diferença de como vamos reagir a ela.

Biografia do Autor

Silvia Regina Rosso, Instituto Federal de Santa Catarina- IFSC- Campus Araranguá

Instituto Federal de Santa Catarina- IFSC- Campus Araranguá. Mestra em Educação, com ênfase em formação de professores, pela Universidad Del Norte (UNINORTE), Asunción, Paraguai. Especialista em Educação Científica e Tecnológica (IFSC). Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais e, em Orientação, Supervisão e Gestão Escolar e do Cuidado (UFSC). Atualmente é professora pedagoga efetiva da Prefeitura Municipal de Içara, com experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, emancipação humana, formação de professores, papel da universidade na formação.

Orimar Batista dos Reis, Instituto Federal de Minas Gerais- IFMG- Campus Ouro Preto

Instituto Federal de Minas Gerais- IFMG- Campus Ouro Preto. Doutorando em Engenharia de Materiais pela Redemat- (UFOP). Doutor em Educação, pela Universidad Americana de Asunción, Paraguai. Mestrado em Engenharia Ambiental (UFOP). Professor Titular do Instituto Federal de Minas Gerais- IFMG- Campus Ouro Preto, atuando nos cursos de Tecnologia em Gestão da Qualidade e Técnico em Metalurgia Nível Médio e Subsequente.  http://orcid.org/0000-0002-7596-6462 

Erivelto Luis de Souza, Universidade Federal de São João Del Rey- UFSJ

Universidade Federal de São João Del Rey- UFSJ- Campus Alto Paraopeba. Doutor em Engenharia de Materiais pela Redemat- Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor Adjunto, DE, na UFSJ, Campus Alto Paraopeba. É professor do curso de Mestrado em Inovação Tecnológica, PROFNIT. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Equipamentos Metalúrgicos, atuando principalmente nos temas de resíduos siderúrgicos  https://orcid.org/0000-0003-3382-6987 .

Arquimedes Martins Góis, Instituto Federal de Minas Gerais- IFMG

Instituto Federal de Minas Gerais- IFMG- Campus Ouro Preto. Doutorando em Administração. Mestre em Administração pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (FUMEC). Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É professor do Instituto Federal de Minas Gerais- Campus Ouro Preto, atuando nos cursos de Tecnologia em Gestão da Qualidade e Técnico em Metalurgia Nível Médio e Subsequente.  

 

 

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Rosso, S. R. ., Reis, O. B. dos ., Souza, E. L. de ., & Góis, A. M. . (2022). RESILIÊNCIA E DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 88–100. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7665