RESILIÊNCIA E DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7665Palavras-chave:
Resiliência. Pandemia. Ensino remoto. Relações interpessoais.Resumo
Os avanços da humanidade nas áreas de tecnologia e pesquisa científica, não foram suficientes para evitar o surgimento de uma epidemia global causada pelo vírus da Covid19, provocando uma crise que afetou diversos setores. Houve perdas humanas e materiais, e a Educação também enfrentou muitos desafios frente a esta crise. Em função da necessidade de distanciamento social, as escolas passaram a utilizar o Ensino Remoto, por meio da Educação a distância, como recurso para postagem e transmissão das aulas, fazendo com que os professores se adaptassem a essa nova realidade, se reinventando, se tornando resilientes. O tema desta pesquisa tem como foco a resiliência, buscando entender o comportamento de professores e estudantes nesses momentos de tensão, de forma a manter a melhor qualidade possível nos processos de ensino-aprendizagem. Busca analisar o papel da resiliência na prática dos docentes em situações de estresse, pesquisando o impacto dessas transformações nas relações interpessoais, em função da mudança de aulas presenciais para o formato de aulas virtuais. Utilizou-se como metodologia fontes bibliográficas e aplicação de questionários junto aos professores e estudantes do Curso Técnico de Metalurgia do IFMG- Campus Ouro Preto. Conclui-se que o papel da resiliência em tempos de crise é capaz de promover o aprendizado por parte do docente, bem como transformações nas relações interpessoais vivenciadas por eles, em especial o papel da Inteligência Emocional, auxiliando para que possam reinventar-se para atender novas demandas. Afinal, a resiliência não é um estado definitivo e como se encara a crise faz toda diferença de como vamos reagir a ela.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY