A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: METODOLOGIA E PRÁTICA NAS SÉRIES FINAIS

Autores

  • Danielly Larissa Andrade de Souza Cavalcanti FAMART

Palavras-chave:

Ensino da Geografia. Localização. Alfabetização Cartográfica. TICs na Cartografia.

Resumo

A Alfabetização Cartográfica é o processo metodológico para a aprendizagem da linguagem e do letramento cartográfico. Ela permite ao estudante realizar reflexões para o entendimento das noções básicas espaciais, tais como localização, orientação, ponto de referência, decodificação de símbolos e, interpretação, comparação, representação e entre outras operações que são decisivas para uma leitura cartográfica e de mundo eficiente. No período de pandemia da Covid-19 essas aprendizagens cartográficas não poderiam ser perdidas, e o uso das Novas Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem foi essencial, ao menos para que as aulas pudessem se dar em um subespaço virtual e as ferramentas e sites digitais que estão a favor da Geografia fossem utilizadas. Como objetivos específicos essa pesquisa se amparou em: a) Compreender a importância da Alfabetização Cartográfica para o desenvolvimento do raciocínio espacial no 6° ano do Ensino Fundamental II (Anos Finais); b) Sistematizar uma oficina com o apoio das TICs tomando como referência o município de Limoeiro-PE e informações geográficas no que cerne a Pandemia da Covid-19; c) Identificar a subjetividade dos sujeitos ensinantes alvos da pesquisa a respeito da Cartografia Escolar e o uso das TICs. A mesma pesquisa se sustentou em uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e de caráter exploratório explicativo na Escola Municipal Otaviano Basílio Heráclio do Rêgo, na turma do 6° ano das Séries Finais, no município de Limoeiro-PE. Ao longo desses esforços investigativos e da prática cartográfica, considerando o município de vivência dos alunos e o trabalho das noções espaciais (orientação, localização, escala e os elementos básicos do mapa), se obteve como resultados que os alunos em sua maioria acham a Cartografia importante para o estudo da Geografia, que se sentem motivados pelo uso das TICs nas aulas e que as aprendizagens dispostas nessa atividade prática foram bem aceitas e compreendidas pelos alunos de forma geral.

Biografia do Autor

Danielly Larissa Andrade de Souza Cavalcanti, FAMART

Pós- graduanda em Ensino de Geografia, história e sustentabilidade pela FAMART. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Pernambuco-UPE

Downloads

Publicado

2022-08-26

Como Citar

Cavalcanti, D. L. A. de S. . (2022). A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: METODOLOGIA E PRÁTICA NAS SÉRIES FINAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12–93. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/6586

Edição

Seção

E-books

Categorias