O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • João Paulo Carneiro dos Reis UFG
  • Nayanny Bruno de Oliveira Braz UFJ
  • Iracema Eulália Carneiro dos Reis UFT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15055

Palavras-chave:

Ensino fundamental. Conhecimentos geográficos. Ensino-aprendizagem.

Resumo

O propósito deste estudo é conduzir uma revisão bibliográfica sobre o ensino de geografia nos primeiros anos do ensino fundamental, com o intuito de investigar e sugerir estratégias educacionais que estimulem uma aprendizagem significativa e integrada. A discussão em questão se faz necessária devido à relevância do estudo da geografia no contexto do ensino fundamental. Por meio dele, as crianças são estimuladas a investigar e compreender as interações entre a sociedade e o meio ambiente, bem como a diversidade cultural. Por último, almeja-se responder às seguintes questões, como podemos garantir que o ensino de geografia nessas séries não se limite a transmitir informações sobre localização e características físicas, mas também estimule o pensamento crítico, a consciência ambiental e a compreensão das distintas realidades sociais? Em síntese, a formação contínua e o investimento na capacitação de professores e em políticas educacionais que promovam uma abordagem integrada e interdisciplinar no ensino de geografia detém uma relevância significativa para os professores de geografia das séries iniciais.

Biografia do Autor

João Paulo Carneiro dos Reis, UFG

Graduação e mestrado em Geografia e Doutorando em Geografia Pela UFG, (2024).

Nayanny Bruno de Oliveira Braz, UFJ

Graduação em Geografia e Mestrando em Geografia (UFJ) .

Iracema Eulália Carneiro dos Reis, UFT

Graduação em Pedagogia (UFT).

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Reis, J. P. C. dos, Braz, N. B. de O., & Reis, I. E. C. dos. (2024). O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 3321–3335. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15055