A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20199Palavras-chave:
Aprendizagem significativa. Abordagem disciplinar. Instrumentos de avaliação.Resumo
O trabalho apresenta métodos baseados em uma aprendizagem significativa, propondo a construção de um conhecimento a partir dos saberes prévios do estudante, com base em seu espaço vivido. Quando o aluno desenvolve os conteúdos e as habilidades, ocorre um uma certa interdisciplinaridade, e esse trabalho visa o desenvolvimento global destes alunos, apresentando situações próximas da experiência do aluno, com o objetivo de envolvê-lo no processo de ensino-aprendizado, ao estabelecer um diálogo entre o conhecimento escolar e o seu dia a dia O trabalho propõe situações e questões que estimulam a conversa, a troca de informações e opiniões entre os estudantes, desenvolvendo a oralidade e a argumentação e aborda de maneira transversal temas contemporâneos. Traz situações que desenvolve a interpretação do espaço geográfico de maneira contextualizada e sistemática a alfabetização cartográfica, que é de suma importância para a leitura e para o desenvolvimento cognitivo do aluno. Desperta no estudante a importância da autoavaliação para o desenvolvimento do senso crítico e da autonomia. O artigo foi elaborado, considerando o que se espera que os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental devem aprender de acordo com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Orienta o corpo docente a utilizar o livro didático, a internet e recursos tecnológicos para apoiá-lo no trabalho em sala de aula. Traz de maneira objetiva e clara a proposta teórico-metodológica e orientações sobre a importância da avaliação no processo de ensino-aprendizado, apresentando instrumentos de avaliação; Apresenta os conteúdos que podem ser abordados ano a ano, ou seja, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e que estão referenciados na BNCC.
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