A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O APRIMORAMENTO DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Margarete Pereira dos Santos COLLEGE EDUCALER
  • Alexandra Moreno Pinho COLLEGE EDUCALER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13208

Palavras-chave:

Escrita. Educação. Leitura. Ensino Fundamental I.

Resumo

A criança necessita ser estimulada desde os primeiros meses de vida. Ao escutar uma história, o bebê, mais tarde, tornar tal hábito em uma ação espontânea na sua vida. Assim, as histórias ouvidas, contadas e recontadas formarão o embasamento para o processo de aprendizagem da escrita. Um repertório enriquecido pela leitura torna-se terreno fértil para a assimilação da escrita, a qual é proveniente de um desenvolvimento cognitivo que engloba símbolos e significados, sendo o alicerce para a construção do processo de ensino e aprendizagem. O professor, em sala de aula, necessita criar as oportunidades para promover a efetivar o ensino, incentivando no alunado sua potencialidade. O objetivo do presente artigo é analisar a importância da leitura para o aprimoramento da escrita no Ensino Fundamental I. Nesta pesquisa bibliográfica foi possível destacar situações que causam tais dificuldades, com isso identificou-se que a falta de hábito de leitura, desde a mais tenra idade, reflete a falta de condições socioeconômicas dos pais em conjunto com o alto índice de analfabetismo dos mesmos.

Biografia do Autor

Margarete Pereira dos Santos, COLLEGE EDUCALER

Professora da prefeitura de Monte Santo/Ba. Graduada em Letras (Autarquia Belemita de Cultura,Desportos e Educação/ABCDE) e em Pedagogia  (Faculdade do Sertão Baiano/FASB); Pós-graduação em Docência na Educação Básica e Língua portuguesa(Faculdade do Sertão Baiano/FASB). Mestrado na  COLLEGE EDUCALER.

Alexandra Moreno Pinho, COLLEGE EDUCALER

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona), Mestre em Terapia Corporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona), licenciada em Pedagogia (UCSAL), professora e orientadora da COLLEGE EDUCALER.

Downloads

Publicado

2024-03-15

Como Citar

Santos, M. P. dos, & Pinho, A. M. (2024). A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O APRIMORAMENTO DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1566–1578. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13208