A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Eliene Barbosa do Nascimento de Freitas ULBRA
  • Queila Pereira Santos Faculdade Clarentiano Centro Universitário
  • Claudia Lima de Araujo ULBRA
  • Edinéia Bueno FAEC
  • Hellen Maura Lucidia Ribeiro INTERVALE
  • Diógenes José Gusmão Coutinho UFRPE https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18068

Palavras-chave:

Tecnologias educacionais. Inclusão digital. Competências digitais.

Resumo

O letramento digital, entendido como a capacidade de acessar, compreender, avaliar e utilizar tecnologias digitais de forma crítica e ética, tornou-se uma habilidade essencial no contexto educacional contemporâneo. Este estudo tem como objetivo analisar a importância do letramento digital no ensino médio, destacando seu impacto no desenvolvimento acadêmico, social e cidadão dos estudantes. A pesquisa também busca compreender as desigualdades no acesso às tecnologias e os desafios enfrentados para sua integração nas práticas pedagógicas. A metodologia utilizada baseou-se em uma revisão teórica e documental, fundamentada em autores como Castells, Lévy, Buckingham e Freire, além de relatórios institucionais e políticas públicas voltadas para a educação e a tecnologia. Esse enfoque permitiu examinar as múltiplas dimensões do letramento digital, incluindo o papel das escolas, professores e estudantes na construção de competências digitais. Os resultados esperados apontam para o reconhecimento do letramento digital como um fator indispensável na formação integral dos jovens, contribuindo para a personalização do ensino, o fortalecimento do trabalho colaborativo e a formação ética no uso das tecnologias. Contudo, também se identificam desafios, como desigualdades de acesso, falta de infraestrutura e a necessidade de capacitação docente. Este estudo reforça a importância de políticas públicas inclusivas e investimentos em tecnologia e formação para superar barreiras e garantir que o letramento digital seja uma ferramenta de transformação social e educacional no ensino médio.

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Biografia do Autor

Eliene Barbosa do Nascimento de Freitas, ULBRA

Graduada e licenciada em Letras Português e Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade Luterana (ULBRA-2010). 

Queila Pereira Santos, Faculdade Clarentiano Centro Universitário

Graduada/Pós-graduada em Pedagogia. Licenciatura pela Faculdade Clarentiano Centro Universitário.

Claudia Lima de Araujo, ULBRA

Graduada/Pós-graduada em Pedagogia pela Faculdade ULBRA. 

Edinéia Bueno, FAEC

Graduada /Pós-graduada em Pedagogia, licenciatura pela Faec-Faculdade de Educação de Colorado do Oeste. 

Hellen Maura Lucidia Ribeiro, INTERVALE

Graduada Licenciada em História pela UNOPAR. Pós-graduada em Metodologia de História e Geografia pela Faculdade INTERVALE. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFRPE

Graduado em Biologia pela UFRPE. Doutor em Biologia pela UFPE. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

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Publicado

2025-02-05

Como Citar

Freitas, E. B. do N. de, Santos, Q. P., Araujo, C. L. de, Bueno, E., Ribeiro, H. M. L., & Coutinho, D. J. G. (2025). A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 334–355. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18068