A MULTIMODALIDADE DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Jeane Karine Silva Moura Universidade Federal do Piauí
  • Gerson de Sousa Batista Universidade Federal do Piauí
  • Francisco Silva Gomes Universidade Estadual do Piauí
  • Thiago dos Santos Nobre Instituto Federal de Rondônia
  • Severino Diego da Silva Universidade Católica de Brasília
  • Vanderleia Fernandes Barbosa Universidade Estadual de Goiás

Resumo

A escola é um ambiente desafiador que tem papel decisivo na formação de sujeitos atuante no contexto social. Levando-se isso em consideração, o objetivo deste estudo é analisar as contribuições da diversidade dos gêneros textuais no processo formativo na sociedade atual. Desse modo, percebendo a ocorrência da diversidade textual como um artefato que reflete situações concretas do cotidiano capaz de promover uma formação de qualidade quanto à consolidação de habilidades e competências fundamentais para a atuação ativa, crítica, transformadora e emancipadora no âmbito social, buscou-se evidenciar a significância da multimodalidade dos textos com relação ao processo formativo. Este trabalho explora as contribuições da multimodalidade dos gêneros textuais no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que se trata de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. A fundamentação teórica utilizada, nesta pesquisa, foi indispensável, uma vez que elas fomentaram a problemática. Apropriou-se das ideias dos seguintes autores: Burlamaque; Martins e Araujo (2011), Cardoso (2007), Gil (2008), Lima (2015), Maia (2007), Santos; Tiburtino (2018), Silva (2016), Souza (2019), dentre outros. Desse modo, este trabalho permitiu evidenciar que os gêneros textuais são bem amplos e constituídos de múltiplas linguagens, devem ser significantes aos sujeitos em formação para que haja um processo de compreensão satisfatório. Com isso, os textos devem ser utilizados em sala de aula como artefatos promotores da qualidade do processo formativo, pois se torna indispensável considerar a relevância de textos contextualizados quanto à compreensão, à formulação e à produção de sentido para uma formação humana emancipada.

Biografia do Autor

Jeane Karine Silva Moura, Universidade Federal do Piauí

Formada em Pedagogia e Letras e Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí.

E-mail: jeanekarinephb@hotmail.com

Gerson de Sousa Batista, Universidade Federal do Piauí

Formado em Direito pela Universidade Estadual do Piau em e Letras e Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí. E-book: Adv.gerson38@gmail.com

Francisco Silva Gomes, Universidade Estadual do Piauí

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Piauí, possui licenciatura Historia pela Unicesumar e Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí. E-mail: gomesfsil@gmail.com

Thiago dos Santos Nobre, Instituto Federal de Rondônia

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Rondônia – IFRO e Gestão Ambiental pela Faculdade Educacional da Lapa. E-mail: Tsnobre90@gmail.com

Severino Diego da Silva, Universidade Católica de Brasília

Possui Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual do Acaraú – UVA e Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília – UCB.E-mail: Diegopfbio87@hotmail.com

Vanderleia Fernandes Barbosa, Universidade Estadual de Goiás

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. E-mail:  Vanderleiabarbosa123@hotmail.com

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Publicado

2022-02-21

Como Citar

Moura, J. K. S. ., Batista, G. de S. ., Gomes, F. S. ., Nobre, T. dos S. ., Silva, S. D. da ., & Barbosa, V. F. . (2022). A MULTIMODALIDADE DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10–74. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/4121

Edição

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E-books

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