DESENVOLVENDO SABERES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM DIFERENTES CONTEXTOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Azuil Márcio Bastos Centro Universitário de Várzea Grande- UNIVAG
  • Eva Aparecida Gomes da Silva Instituto de ciências e educação e tecnologia de Votuporanga-SP
  • Jessica Moreira de Magalhaes Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT
  • Marlene de Matos Macedo Silva Faculdade INVEST
  • Rosely Gonçalves Rodrigues Faculdade Luso Capixaba
  • Rose Meire Barbosa Justi Faculdade Invest

Palavras-chave:

Writing. Literacy. Teaching-Learning.

Resumo

Apresento com entusiasmo o livro digital intitulado "Desenvolvendo Saberes: Práticas Pedagógicas na Construção do Conhecimento em Diferentes Contextos Educacionais". Este livro é uma valiosa compilação de capítulos sobre as  práxis pedagógicas inovadoras, desenvolvidas por profissionais engajados em promover a aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral dos alunos.

Nas páginas deste livro, você encontrará uma variedade de abordagens pedagógicas aplicadas em diferentes contextos educacionais, como escolas públicas, privadas e comunitárias, contemplando desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental e Médio. Os autores compartilham suas experiências, reflexões e resultados obtidos, oferecendo insights valiosos para educadores, gestores e demais profissionais da área da educação.

Os capítulos abordam temas como o uso das tecnologias digitais como ferramentas educacionais, a importância do aprendizado lúdico, estratégias para promover a inclusão e a diversidade na sala de aula, o papel da avaliação formativa no processo de ensino-aprendizagem, entre outros tópicos relevantes. Cada prática pedagógica apresentada é embasada em teorias pedagógicas sólidas e evidências empíricas, proporcionando um embasamento teórico-prático para sua implementação.

"Desenvolvendo Saberes" visa inspirar educadores a repensarem suas práticas, estimulando a criatividade, a reflexão e a inovação no ambiente educacional. Este livro é uma fonte de ideias e estratégias eficazes para aqueles que buscam aprimorar o processo educativo, proporcionando aos estudantes experiências enriquecedoras e significativas.

Agradeço penhoradamente aos autores por compartilharem suas valiosas contribuições e desejo que este livro digital seja uma fonte de inspiração e referência para todos aqueles comprometidos em construir uma educação de qualidade, que promova o desenvolvimento integral dos alunos e a construção do conhecimento em diferentes contextos educacionais.

 

Prof.ª Dr.ª Patrícia Ribeiro.

Editora-chefe da Revista Ibero — Americana de Humanidades, Ciências  Educação.

Biografia do Autor

Azuil Márcio Bastos, Centro Universitário de Várzea Grande- UNIVAG

Especialização em Docência do Ensino Superior: Ano: 2012. 2.º. Centro Universitário de Várzea Grande ( UNIVAG). Licenciatura em Pedagogia:  Ano: 2017. 1° Licenciatura em Letras  Ano: 2004. Faculdades Integradas de Várzea Grande  - FIVE

Eva Aparecida Gomes da Silva, Instituto de ciências e educação e tecnologia de Votuporanga-SP

Licenciatura em pedagogia 2016. Universidade de Cuiabá. Especialista em Ludopedagogia e Educação especial 2017. Promovida pela Faculdade FUTURA. Mantida pelo Instituto de ciências e educação e tecnologia de Votuporanga-SP.

Jessica Moreira de Magalhaes, Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

Licenciatura Plena em Pedagogia. Promovida Pela UFMT/ Universidade Federal de Mato Grosso: Ano 2020.

Marlene de Matos Macedo Silva, Faculdade INVEST

Licenciatura Plena em Pedagogia. Promovida pela faculdade INVEST. Faculdade Invest de ciências e tecnologias: 2020.

Rosely Gonçalves Rodrigues, Faculdade Luso Capixaba

Pós-graduação em educação infantil e letramento. 02 de fevereiro a 07 de outubro de 2016:  Faculdade Luso Capixaba. Licenciatura. Curso de Pedagogia em 22 de dezembro de 2014 e colação de grau em 29 de janeiro de 2015. Universidade de Cuiabá- UNIC.  

Rose Meire Barbosa Justi, Faculdade Invest

Licenciatura Plena em Pedagogia. Promovida pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia, 2018. Graduada Educação Infantil, Especial e Docência.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Bastos, A. M., Silva, E. A. G. da, Magalhaes, J. M. de, Silva, M. de M. M., Rodrigues, R. G., & Justi, R. M. B. (2023). DESENVOLVENDO SABERES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM DIFERENTES CONTEXTOS EDUCACIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11–139. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/9836

Edição

Seção

E-books

Categorias