O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL

Autores

  • Juliana Carvalho Santos Costa Faculdades Integradas do Vale do Ivaí
  • Rose Meire Barbosa Justi Faculdade Invest
  • Thais Regina da Silva Tufankchi Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11119

Palavras-chave:

Análise. Inclusão. Educação especial.

Resumo

Este trabalho teve como objetivos: Falar da inclusão, desde seu estado inicial marcado por omissão e negligência no atendimento a pessoa com deficiência, tanto no âmbito escolar como social, chegando aos tempos atuais num período de intensas discussões e críticas em torno da inclusão referindo-se a forma de inserção radical e sistemática, total e incondicional, de toda e qualquer criança no sistema escolar comum. Apesar do conceito de inclusão conciliar-se com uma educação para todos e com o ensino especializado no aluno, a opção por esse tipo de inserção escolar não poderia ser realizada sem o enfrentamento de desafios importantes, uma vez que o maior deles recai sobre o fator humano. Portanto, a inclusão depende de mudança de valores da sociedade e a vivência de um novo paradigma que não se faz com simples recomendações técnicas, como se fossem receitas prontas, mas com reflexões dos professores, diretores, pais, alunos, comunidade/sociedade.

Biografia do Autor

Juliana Carvalho Santos Costa, Faculdades Integradas do Vale do Ivaí

Especialista em Educação Especial: atendimento às necessidades especiais pelas Faculdades Integradas do Vale do Ivaí- Univale/Esap (PR)2010, licenciada em Educação Física pelas faculdades Integradas de Fátima do Sul - Fifasul (MS)2006. Docente efetiva da Rede Pública Municipal de Cuiabá (MT).

Rose Meire Barbosa Justi, Faculdade Invest

Licenciatura em Pedagogia na Faculdade Invest, Cuiabá- MT. Especialização Educação Especial, Educação Infantil e Docência.

Thais Regina da Silva Tufankchi, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciada em Letras com Habilitação em francês, promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT). Licenciada em Pedagogia , promovida pela Faculdade Ibra de Brasília - FABRAS, 2022. Especialista em Metodologia do ensino de português para estrangeiros, 2019, promovida pela UNINTER. Mestranda pela UFMT.

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Publicado

2023-10-05

Como Citar

Costa, J. C. S., Justi, R. M. B., & Tufankchi, T. R. da S. (2023). O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 766–787. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11119