O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: INTERVENÇÕES DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3199Palavras-chave:
Psicopedagogo. Ensino. Aprendizagem. Dificuldades. Diagnóstico.Resumo
A temática geral do presente estudo está na análise de como deve acontecer a integração do psicopedagogo no contexto escolar, especialmente no processo de ensino-aprendizagem, pois é fato perceber que grande parte das dificuldades de aprendizagem surgidas na relação estabelecida entre os sujeitos desse processo só podem ser identificadas e solucionadas através da atuação do psicopedagogo que, infelizmente, ainda tem pouca participação neste processo no contexto atual da educação. Destarte, este trabalho objetiva refletir sobre a atuação deste profissional frente às dificuldades de aprendizagem. Portanto, para o alcance desse objetivo realizou-se uma pesquisa bibliográfica feita através de material bibliográfico, que possibilitou a análise das visões de autores como Feldmann e Fischer (2005), Soares e Sena (2010), Kubó e Botomé (2001), Martins e Figueiredo (2011), Caetano (2012) e dentre outros, que deram embasamento ao estudo e comprovaram a efetiva influência positiva que o psicopedagogo tem dentro do ambiente escolar. Conclui-se o estudo apresentando que o psicopedagogo desempenha papel de grande relevância dentro da escola, diagnosticando dificuldades, apoiando sujeitos e propondo metodologias de trabalho e convívio.
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