OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA IGUALDADE DE GÊNERO DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Edilson Raniere Gonçalves Pereira
  • Lady-Anne Pereira Siqueira
  • Talita Mirella Ferreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3332

Palavras-chave:

Escola. Família. Diversidade. Gênero. Contexto.

Resumo

O presente artigo se debruça em torno de uma pesquisa bibliográfica que trata sobre a formação de indivíduos sociais para a construção da igualdade de gênero no contexto social. A revisão bibliográfica traz pontos de importante discussão, colocando a escola como agente responsável pelo trabalho em prol do respeito à diversidade e do combate à qualquer forma de preconceito e discriminação. A abordagem enfatiza diversos grupos sociais que são marginalizados dentro da sociedade e destaca a importância de não somente a escola fazer um trabalho de conscientização, mas também responsabiliza a família e os grupos de amigos assim como demais instituições sociais pelo dever de serem protagonistas neste processo de construção de um ambiente social mais igualitário e livre de qualquer forma de preconceito. Contribuíram com a pesquisa autores como Carvalho ( 2019), Dinis ( 2008), Fronza (2017), Lins e Machado ( 2016), Picirili ( 2019), dentre outros autores que foram essenciais com as discussões postas.

Biografia do Autor

Edilson Raniere Gonçalves Pereira

Graduado em Pedagogia e Administração, especialista em Psicopedagogia clínica e institucional. E-mail: edilsonraniere@gmail.com

Lady-Anne Pereira Siqueira

Graduada em Psicologia, especialista em gestão de recursos humanos nas organizações, mestranda em Psicologia. E-mail: ladyanne.siqueira@ifsertao-pe.edu.br

Talita Mirella Ferreira da Silva

Graduada em Letras e Direito, especialista em Ensino da Língua Portuguesa. URCA. E-mail: talitamirella11@gmail.com

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Publicado

2021-12-10

Como Citar

Pereira, E. R. G. ., Siqueira, L.-A. P. ., & Silva, T. M. F. da . (2021). OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA IGUALDADE DE GÊNERO DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1831–1844. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3332