O PAPEL DO NEUROPSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17456

Palavras-chave:

Neuropsicopedagogo. Educação Inclusiva. Ensino/Aprendizagem. Educação Básica. Práticas Pedagógicas.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade destacar o papel do neuropsicopedagogo no contexto da educação inclusiva, sendo elemento primordial na identificação e diagnóstico dos alunos que possuem necessidades educativas especiais. A Neuropsicopedagogia, tem como objetivo de buscar a compreensão das funções cerebrais para o processo de aprendizagem, com intuito na reabilitação e prevenção dos eventuais problemas detectados nos indivíduos. Dessa forma, por meio deste estudo será possível compreender a necessidade de se buscar através desta pesquisa subsídios para aperfeiçoar o trabalho de triagem na educação especial. Logo, a presente pesquisa objetiva analisar e discutir o papel da neuropsicopedagogia no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica, assim, destacando a importância do papel do neuropsicopedagogo no âmbito educacional, a fim de promover práticas pedagógicas eficientes e diagnóstico precoce, assim, levando em consideração as dificuldades de cada aluno. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, explorando a literatura científica, por meio, de livros acadêmico-científicos, artigos científicos, teses etc. E por fim, diante do contexto, ao final da pesquisa realizada ficou evidente a importância do neuropsicopedagogo no ensino/aprendizagem dos discentes, sendo imprescindível a atuação deste profissional na educação inclusiva.

Downloads

Biografia do Autor

Nayara Barbosa da Silva, Chistian Business School

Mestra em Ciências da Educação na Chistian Business School.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Chistian Business School

Orientador no curso de mestrado em Ciências da Educação na Chistian Business School.   https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2025-01-24

Como Citar

Silva, N. B. da, & Coutinho, D. G. (2025). O PAPEL DO NEUROPSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2131–2143. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17456