O PAPEL DO NEUROPSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17456Palavras-chave:
Neuropsicopedagogo. Educação Inclusiva. Ensino/Aprendizagem. Educação Básica. Práticas Pedagógicas.Resumo
O presente artigo tem por finalidade destacar o papel do neuropsicopedagogo no contexto da educação inclusiva, sendo elemento primordial na identificação e diagnóstico dos alunos que possuem necessidades educativas especiais. A Neuropsicopedagogia, tem como objetivo de buscar a compreensão das funções cerebrais para o processo de aprendizagem, com intuito na reabilitação e prevenção dos eventuais problemas detectados nos indivíduos. Dessa forma, por meio deste estudo será possível compreender a necessidade de se buscar através desta pesquisa subsídios para aperfeiçoar o trabalho de triagem na educação especial. Logo, a presente pesquisa objetiva analisar e discutir o papel da neuropsicopedagogia no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica, assim, destacando a importância do papel do neuropsicopedagogo no âmbito educacional, a fim de promover práticas pedagógicas eficientes e diagnóstico precoce, assim, levando em consideração as dificuldades de cada aluno. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, explorando a literatura científica, por meio, de livros acadêmico-científicos, artigos científicos, teses etc. E por fim, diante do contexto, ao final da pesquisa realizada ficou evidente a importância do neuropsicopedagogo no ensino/aprendizagem dos discentes, sendo imprescindível a atuação deste profissional na educação inclusiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY