A RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO: ANÁLISE DOS PERCURSOS FORMATIVOS E HABILIDADES ANTECESSORAS PROPOSTOS EM GUIAS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Gustavo Souza de Melo UESC
  • Lorena Oss de Sousa UESC
  • Daniela Vieira Pereira UESB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20030

Palavras-chave:

Recomposição da aprendizagem. Habilidades antecessoras. Guias pedagógicos.

Resumo

Este artigo, de natureza qualitativa, descritiva e analítica, aborda a recomposição das aprendizagens em Matemática no Ensino Básico, com foco nos Guias de Recomposição da Aprendizagem da Rede Estadual da Bahia para o 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª e 3ª séries do Ensino Médio. A pesquisa analisa a proposta metodológica desses guias, a estrutura dos percursos formativos e a articulação entre habilidades antecessoras e finalísticas, ressaltando o papel da Taxonomia de Bloom como referencial para o planejamento didático. A metodologia baseia-se na análise documental, examinando a contextualização, os objetivos, os procedimentos de diagnóstico, a conceituação de habilidades e a progressão dos percursos formativos nos guias. O estudo destaca as lacunas de aprendizagem, tornando urgente a promoção de ações pedagógicas estruturadas para recompor o déficit cognitivo e emocional dos estudantes. A recomposição da aprendizagem é apresentada como uma estratégia essencial para abordar essas defasagens, garantindo a aquisição de habilidades e conhecimentos necessários para a progressão escolar, com o suporte de avaliações diagnósticas e a priorização de conteúdos curriculares. Os guias, alinhados ao Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), buscam subsidiar o trabalho docente, oferecendo um roteiro flexível para identificar e desenvolver habilidades essenciais, e promovem a superação das dificuldades e a garantia das aprendizagens, utilizando metodologias ativas e contextualização dos conteúdos. A interdependência entre habilidades finalísticas (objetivos complexos de aprendizagem) e antecessoras (conhecimentos prévios necessários) é enfatizada como pilar central da recomposição, permitindo um planejamento didático estratégico. O processo de construção dos guias foi meticuloso, fundamentado em evidências de avaliações diagnósticas, análise de dados e mapeamento de habilidades, resultando em percursos formativos adaptados às diversas realidades educacionais. Conclui-se que os guias são um recurso estratégico para professores, auxiliando na elaboração de intervenções pedagógicas personalizadas e fortalecendo o papel do educador como mediador da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Gustavo Souza de Melo, UESC

Mestre em Matemática PROFMAT pela UESC. 

Lorena Oss de Sousa, UESC

Mestre em Matemática PROFMAT pela UESC. 

Daniela Vieira Pereira, UESB

Mestrado em ensino - Professora da educação Básica rede Estadual da BAHIA – UESB.

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Publicado

2025-06-23

Como Citar

Melo, G. S. de, Sousa, L. O. de, & Pereira, D. V. (2025). A RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO: ANÁLISE DOS PERCURSOS FORMATIVOS E HABILIDADES ANTECESSORAS PROPOSTOS EM GUIAS PEDAGÓGICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 4231–4245. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20030