A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS QUATRO PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA SALA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6584Palavras-chave:
Lúdico. Práticas da alfabetização. Processo de ensino e aprendizagem.Resumo
É cada vez mais comum a busca por ferramentas que abordem o processo de alfabetização nas salas de aulas, de forma que haja a inserção dos alunos no mundo da leitura, na cultura da escrita e no desenvolvimento da independência e autonomia durante a produção de textos. Por conseguinte, o objetivo geral da pesquisa, aqui apresentada, foi compreender o objetivo de cada prática da alfabetização, a fim de melhorar o processo de alfabetização na sala do primeiro ano. Optou-se pela modalidade de pesquisa revisão bibliográfica cujo procedimento de coleta de dados inclui a busca de artigos científicos na base de dados scielo. Dessa forma, a pesquisa foi baseada em (VELOSO; PAIVA, 2021), (POLATO, MENEGASSI, 2017), (ADREETA; GOING; SAKAMOTO, 2020), dentre outros autores a partir dos quais foi possível abordar a temática de forma mais profunda e a luz da literatura pertinente disponível. Os resultados concluíram que os recursos lúdicos são ferramentas indispensáveis no contexto pedagógico, pois estimula e desperta sensações prazerosas mediante o processo de ensino e aprendizagem das crianças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY