O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA CONSTRUÇÃO A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Ana Jéssica Ribeiro
  • Edilson Raniere Gonçalves Pereira
  • Gerúnia Moraes Santos Carlos
  • Getúlio Silva Pires de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3242

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem. Matemática. Estudante. Protagonista.

Resumo

Este artigo tem como foco principal a discussão em torno do ensino e da aprendizagem dos conhecimentos matemáticos através de metodologias ativas. Percebendo que o ensino da matemática foi visto durante toda a sua história como algo tecnicismo e mecanizado e que ainda é praticado dessa forma dentro das escolas públicas e privadas, propõe-se uma nova construção para aprendizagem matemática dentro do contexto escolar da atualidade, em que as metodologias ativas, estratégias didáticas que colocam o estudante como construtor e protagonista de sua própria aprendizagem, possam ganhar espaço no planejamento docente no que se refere ao ensino de conteúdos matemáticos. Destarte, este estudo objetiva analisar e refletir sobre o ensino de conceitos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental a partir de metodologias ativas, diagnosticando o impacto do uso dessas metodologias e sua importância para o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, para o alcance desse objetivo,  realizou-se uma análise bibliográfica em que alguns autores foram consultados, a exemplo de Diezel e Baldez (2017), Fuchs (2014), Linhares e Ferreira (2020), Miranda (2020), Moran (2015), dentre outros que contribuíram significativamente para as conclusões alicerçadas nesta produção.

Biografia do Autor

Ana Jéssica Ribeiro

Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia, especialista em metodologia do ensino de biologia. Email: anajessica13@hotmail.com

Edilson Raniere Gonçalves Pereira

Graduado em Pedagogia e Administração, especialista em Psicopedagogia clínica e institucional. Email: edilsonraniere@gmail.com.

Gerúnia Moraes Santos Carlos

Graduada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia. Email: moraesgerunia@gmail.com.

Getúlio Silva Pires de Carvalho

Graduado em Geografia e graduando em Administração, especialista em educação ambiental e sustentabilidade. Email: professordegeografiagetulio@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

Ribeiro, A. J. ., Pereira, E. R. G. ., Carlos, G. M. S. ., & Carvalho, G. S. P. de . (2021). O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA CONSTRUÇÃO A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1655–1668. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3242