O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA CONSTRUÇÃO A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3242Palavras-chave:
Ensino. Aprendizagem. Matemática. Estudante. Protagonista.Resumo
Este artigo tem como foco principal a discussão em torno do ensino e da aprendizagem dos conhecimentos matemáticos através de metodologias ativas. Percebendo que o ensino da matemática foi visto durante toda a sua história como algo tecnicismo e mecanizado e que ainda é praticado dessa forma dentro das escolas públicas e privadas, propõe-se uma nova construção para aprendizagem matemática dentro do contexto escolar da atualidade, em que as metodologias ativas, estratégias didáticas que colocam o estudante como construtor e protagonista de sua própria aprendizagem, possam ganhar espaço no planejamento docente no que se refere ao ensino de conteúdos matemáticos. Destarte, este estudo objetiva analisar e refletir sobre o ensino de conceitos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental a partir de metodologias ativas, diagnosticando o impacto do uso dessas metodologias e sua importância para o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, para o alcance desse objetivo, realizou-se uma análise bibliográfica em que alguns autores foram consultados, a exemplo de Diezel e Baldez (2017), Fuchs (2014), Linhares e Ferreira (2020), Miranda (2020), Moran (2015), dentre outros que contribuíram significativamente para as conclusões alicerçadas nesta produção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY