A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6695Palavras-chave:
Aprendizagem. Ensino. Jogos lúdicos. Matemática. Motivação.Resumo
O presente artigo com o tema “A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática” tem como objetivo discutir sobre a importância e a presença do lúdico na vida do sujeito e na sua formação, e ainda, perceber como ela colabora de forma significativa no desenvolvimento social, psicomotor, emocional dentre outros, e no processo de ensino e aprendizagem dentro do ambiente escolar. Para que a pesquisa em questão aborde de forma significativa tal temática optou-se pelos seguintes tópicos: “A história do lúdico”, “O lúdico no ensino da matemática" e “A ludicidade e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem da matemática. As discussões ocorrem pelos mais diversos teóricos que colaboram de forma aprofundada e contributivas ao que diz respeito da presença e da importância da ludicidade na formação do cidadão, dessa forma a construção do estudo é de cunho bibliográfico. Percebeu-se após a pesquisa e discussões que o uso da atividade lúdica contribui de forma satisfatória para a aprendizagem da matemática. Vale ressaltar ainda que os jogos lúdicos são recursos técnicos e/ou ferramentas que facilitam de forma descontraída a aprendizagem, explorando de maneira ativa e participativa o aluno no processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY