A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Autores/as

  • Dione Gley Braga Carvalho Universidade do Estado do Amazonas
  • Jose Pinheiro Lello Universidade do Estado do Amazonas
  • Jose Augusto Bragado de Araújo Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6695

Palabras clave:

Aprendizagem. Ensino. Jogos lúdicos. Matemática. Motivação.

Resumen

O presente artigo com o tema “A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática” tem como objetivo discutir sobre a importância e a presença do lúdico na vida do sujeito e na sua formação, e ainda, perceber como ela colabora de forma significativa no desenvolvimento social, psicomotor, emocional dentre outros, e no processo de ensino e aprendizagem dentro do ambiente escolar. Para que a pesquisa em questão aborde de forma significativa tal temática optou-se pelos seguintes tópicos: “A história do lúdico”, “O lúdico no ensino da matemática" e “A ludicidade e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem da matemática. As discussões ocorrem pelos mais diversos teóricos que colaboram de forma aprofundada e contributivas ao que diz respeito da presença e da importância da ludicidade na formação do cidadão, dessa forma a construção do estudo é de cunho bibliográfico. Percebeu-se após a pesquisa e discussões que o uso da atividade lúdica contribui de forma satisfatória para a aprendizagem da matemática. Vale ressaltar ainda que os jogos lúdicos são recursos técnicos e/ou ferramentas que facilitam de forma descontraída a aprendizagem, explorando de maneira ativa e participativa o aluno no processo de ensino e aprendizagem.

Biografía del autor/a

Dione Gley Braga Carvalho, Universidade do Estado do Amazonas

Acadêmico de Licenciatura em Matemática-Universidade do Estado do Amazonas. E-mail: gley.dione@hotmail.com

Jose Pinheiro Lello, Universidade do Estado do Amazonas

Acadêmico de Licenciatura em Matemática-Universidade do Estado do Amazonas. E-mail: jose_lello@yahoo.com.br

Jose Augusto Bragado de Araújo, Universidade do Estado do Amazonas

Acadêmico de Licenciatura em Matemática-Universidade do Estado do Amazonas. E-mail: augustojc86@gmail.com

 

Publicado

2022-08-02

Cómo citar

Carvalho, D. G. B., Lello, J. P. ., & Araújo, J. A. B. de . (2022). A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 1215–1228. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6695