O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) E O PROCESSO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Ana Grete Alves dos Santos Faculdade Venda Nova do Imigrante FAVENI
  • Cícera Estefane Gomes de Macedo PROMINAS
  • Claudete Almeida Agra Universidade Salgado de Oliveira
  • Edilson Raniere Gonçalves Pereira Universidade Cândido Mendes
  • Edileuza Almeida Agra Universidade Estadual de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6693

Palavras-chave:

Educação Infantil. Inclusão. Projeto Político Pedagógico.

Resumo

O Projeto Política Pedagógica deve ser visto como um instrumento norteador das ações educacionais inclusivas que contemple ações que favoreçam o desenvolvimento das crianças na educação infantil. Diante disso, tem-se como objetivo geral compreender a importância da educação inclusiva bem como do PPP no contexto da escola de Educação Infantil. Para atender ao objetivo proposto, realizou-se uma revisão integrativa a partir de artigos científicos. Obteve-se como principal resultado a importância do PPP, o qual contribui no sentido de ajudar a conquistar e consolidar a autonomia da escola, bem como de inserir no currículo práticas que contemplem as singularidades e especificidades de cada criança, que envolve a comunidade escolar durante todo o processo educativo e se sintam responsáveis por aquilo que acontece âmbito escolar, inclusive e principalmente em relação ao desenvolvimento dos educandos com deficiência, que precisam ser especialmente atendidos nas suas singularidades. Empós, é possível concluir que é preciso ampliar o debate no interior da escola acerca dos assuntos que envolvem a inclusão que devem estar contemplados no PPP é de vital importância. Nesse sentido, é importante destacar que as ações devem ser realizadas através de uma gestão democrática, na qual prevaleça a responsabilidade coletiva, sendo assim, as ações apontadas como essenciais para definir, corrigir e aprimorar o PPP e torná-lo mais inclusivo tornam-se mais facilitadas no momento em que todos tornam-se corresponsáveis pelas ações e vivências que deverão ser realizadas com base nesse documento.

Biografia do Autor

Ana Grete Alves dos Santos, Faculdade Venda Nova do Imigrante FAVENI

Pedagoga pelo Centro Universitário UNIFACVEST. Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante FAVENI. E-mail: anagrete2021@gmail.com.

Cícera Estefane Gomes de Macedo, PROMINAS

Pedagoga pela FACHUSC. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela PROMINAS. E-mail: cicera.estefane@gmail.com.

Claudete Almeida Agra, Universidade Salgado de Oliveira

Graduada em Letras na FACHUSC. Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira. E-mail: claudeteagra@hotmail.com.

Edilson Raniere Gonçalves Pereira, Universidade Cândido Mendes

Pedagogo pela Faculdade Latino-Americano de Educação. Especialização pela Universidade Cândido Mendes. E-mail: edilsonraniere@gmail.com.

Edileuza Almeida Agra, Universidade Estadual de Pernambuco

Pedagoga pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Pernambuco. E-mail: edileuza.agra2021@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/08/2022

Como Citar

Santos, A. G. A. dos ., Macedo, C. E. G. de ., Agra, C. A. ., Pereira, E. R. G. ., & Agra, E. A. . (2022). O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) E O PROCESSO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 1189–1203. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6693

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.