O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) E O PROCESSO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6693Palavras-chave:
Educação Infantil. Inclusão. Projeto Político Pedagógico.Resumo
O Projeto Política Pedagógica deve ser visto como um instrumento norteador das ações educacionais inclusivas que contemple ações que favoreçam o desenvolvimento das crianças na educação infantil. Diante disso, tem-se como objetivo geral compreender a importância da educação inclusiva bem como do PPP no contexto da escola de Educação Infantil. Para atender ao objetivo proposto, realizou-se uma revisão integrativa a partir de artigos científicos. Obteve-se como principal resultado a importância do PPP, o qual contribui no sentido de ajudar a conquistar e consolidar a autonomia da escola, bem como de inserir no currículo práticas que contemplem as singularidades e especificidades de cada criança, que envolve a comunidade escolar durante todo o processo educativo e se sintam responsáveis por aquilo que acontece âmbito escolar, inclusive e principalmente em relação ao desenvolvimento dos educandos com deficiência, que precisam ser especialmente atendidos nas suas singularidades. Empós, é possível concluir que é preciso ampliar o debate no interior da escola acerca dos assuntos que envolvem a inclusão que devem estar contemplados no PPP é de vital importância. Nesse sentido, é importante destacar que as ações devem ser realizadas através de uma gestão democrática, na qual prevaleça a responsabilidade coletiva, sendo assim, as ações apontadas como essenciais para definir, corrigir e aprimorar o PPP e torná-lo mais inclusivo tornam-se mais facilitadas no momento em que todos tornam-se corresponsáveis pelas ações e vivências que deverão ser realizadas com base nesse documento.
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