MEDIADORA, ARTICULADORA E FORMADORA: AS DIVERSAS FUNÇÕES EXERCIDAS PELA COORDENADORA PEDAGÓGICA PARA O BOM CAMINHAR DA ESCOLA

Autores

  • Ana Cristina Teles Duarte Universidad Del Sol

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9837

Palavras-chave:

CEI. Formação continuada. Coordenador(a) pedagógico(a). Educação Infantil.

Resumo

O(a) coordenador(a) pedagógico(a) é responsável por cuidar dos envolvidos no processo do ensino e da aprendizagem, visando a integração de todos na instituição escola. Para que sejam promovidas mudanças efetivas na qualificação desse profissional, deve-se oferecer uma formação que deve ser continuada e realizada dentro da escola, com articulação integrada na lida com os problemas cotidianos que ocorrem em sala de aula. Dessa forma, seu papel principal é o de ser um formador. Ressalta-se que, para ocorrer de fato uma transformação na qualidade dos resultados da aprendizagem é preciso garantir um espaço permanente de estudo e reflexão. A coordenadora de um Centro de Educação Infantil- CEI deve ir criando estratégias para favorecer a aprendizagem dos estudantes, sem perder de vista que somente é possível avaliar o que foi ensinado. Para isso, essa profissional mobiliza todos os atores educacionais para que se empenhem em oferecer uma educação de maior qualidade par das crianças. No presente trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a importância do papel da coordenadora pedagógica na formação continuada do(s) professores(s); na qualidade da educação ofertada na escola; dos diálogos promovidos entre coordenação, gestão, professores, estudantes para o bom caminhar da escola; da participação no projeto político pedagógico da escola; nas questões da gestão; em outros diversos contextos ligados à escola. Fazendo uso do objeto de estudo - Centro de Educação Infantil Professor José Cílio Pereira Filho – um CEI da rede municipal de escolas públicas da cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil, a autora elaborou e executou uma pesquisa de campo no modelo de estudo de caso para coletar opiniões e percepções sobre o trabalho da coordenadora pedagógica. Para isso, um questionário com questões abertas foi aplicado à coordenação pedagógica e um outro questionário semiestruturado foi aplicado a uma amostra de 40 crianças do referido CEI. Os dados coletados foram tratados estatisticamente com uso da ferramenta Excel. Os resultados relevaram que as crianças do referido CEI vêm a coordenadora pedagógica muito mais como uma gestora, já que mais de 50% da amostra da amostra de crianças apontaram que essa profissional cuida bastante da escola e gerencia reuniões com os pais. Também os resultados mostraram haver bastante afetividade entre as crianças e a coordenadora pedagógica. A afetividade foi comunicada de forma que todas as crianças gostam da “tia” (professora) e da coordenadora pedagógica com a mesma intensidade. Quanto à eficácia, responsabilidade e colaboração participativa em todas as atividades do referido CEI, a coordenadora pedagógica movimenta, dinamiza e executa várias funções que, de uma forma ou de outra estão incubadas no contexto de suas habilidades e competências.

Biografia do Autor

Ana Cristina Teles Duarte, Universidad Del Sol

Coordenadora pedagógica de CEI de escola pública do Município de Fortaleza, Ceará, Brasil. Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol. Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol.  

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Duarte, A. C. T. (2023). MEDIADORA, ARTICULADORA E FORMADORA: AS DIVERSAS FUNÇÕES EXERCIDAS PELA COORDENADORA PEDAGÓGICA PARA O BOM CAMINHAR DA ESCOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 913–939. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9837