O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20706Palavras-chave:
Coordenador. Formação. Docente.Resumo
Este artigo tem por finalidade discutir o trabalho do coordenador pedagógico como articulador na formação continuada de professores da Educação básica. Este estudo tem por objetivo analisar a atuação do coordenador pedagógico como articulador no processo de formação continuada. O coordenador ele assume um papel de articulador nas práticas pedagógicas e educativas e também de formação para equipe docente afim de facilitar o processo de aprendizagem e interação entre professor e aluno mediando esse trabalho por meio do suporte pedagógico. Atualmente as instituições organizacionais buscam professores criativos, críticos e transformadores que sejam capazes de tomar decisões rápidas, para o enfrentamento da realidade do mundo atual. Nessa perspectiva o coordenador pedagógico é um mediador na formação docente, pois ele apresenta condições para o desenvolvimento e melhorias para a educação. Para a análise de dados foi utilizado uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativo, por meio do questionário contendo perguntas abertas e distribuídas para os coordenadores via aplicativo de celular. A pesquisa busca compreender o papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada, analisar como discutem essas formações e as propostas obtidas para as melhorias para o professor em sala de aula. Com base nos dados foi possível observar que lacuna do coordenador como formador, pois é possível notar também que o mesmo delega muitas funções dentro do espaço escolar e que muitas vezes as formações acabam sendo por terceiros ou por órgãos responsáveis, nos quais acabam propondo temas que estejam em destaque na área da educação que acaba não suprindo a necessidade daquele momento que seja a realidade docente ou escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY