O COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

Autores

  • Jaqueline Saraiva de Souza Christian Business School
  • Laudiélcio Ferreira Maciel da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Jaqueline Moura da Silva Christian Business School
  • Luciana Amaral de Mascena Costa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Dayse Alves Pessoa Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Lourdes Cruz Veras Faculdade Alpha
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10404

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica. Formação docente. Educação ambiental crítica.

Resumo

Este artigo tem por objetivo propor uma reflexão em torno da contribuição do Coordenador Pedagógico (CP) enquanto agente de formação docente para uma Educação Ambiental Crítica. Buscamos conhecer o perfil desse profissional, suas atribuições e suas concepções em Educação Ambiental (EA). Realizou-se uma pesquisa do tipo revisão bibliográfica, de cunho sistemático, a partir de buscas em sites e fontes especializadas. Os dados foram analisados de forma qualitativa. O presente trabalho trouxe uma reflexão teórica sobre a questão ambiental, o papel do coordenador e a formação de cidadãos críticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Saraiva de Souza, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Christian Business School; Especialista em Gestão Escolar e  Coordenação Pedagógica pela Faculdade Alpha; e Pedagoga pela UFPE.

Laudiélcio Ferreira Maciel da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor e Mestre em Educação pela UFPE; Especialista em Educação Ambiental e Pedagogo pela UFPE.

Jaqueline Moura da Silva, Christian Business School

Doutora e Mestre em Ciências da Educação pela Christian Business School; e Pedagoga pela UNAR.

Luciana Amaral de Mascena Costa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora e Mestre em Biologia Molecular pela UFRPE; e Bióloga pela UFRPE.

Dayse Alves Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda e Mestre em Educação pela UFPE; e Pedagoga pela UFPE.

Ana Lourdes Cruz Veras, Faculdade Alpha

Especialista em Transtorno do Aspectro Autista pela Faculdade Alpha; e Pedagoga pela UNICAP /PE.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor e Mestre em Saúde pela UFPE; Biólogo pela UFRPE e, professor e coordenador dos Cursos de Ciências da Educação e de Saúde Pública da Christian Business School.

 

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Souza, J. S. de, Silva, L. F. M. da, Silva, J. M. da, Costa, L. A. de M., Pessoa, D. A., Veras, A. L. C., & Coutinho, D. J. G. (2023). O COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 1865–1871. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10404