EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19832Palavras-chave:
Sustentabilidade. Educação Ambiental. Ensino de Ciências por Investigação.Resumo
Esse artigo de revisão propõe uma reflexão teórica acerca da interseção entre a educação ambiental, a sustentabilidade e o Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) com o intuito de contribuir para pensar estratégias didáticas que valorizem o desenvolvimento de ações educacionais e socioambientais sustentáveis. A reflexão teórica baseou-se na análise qualitativa de 14 (catorze) artigos científicos a partir de leitura em profundidade utilizando os fundamentos teórico-metodológicos da Análise de Conteúdo de Bardin. Como resultados destaca-se a indicação da formação de professores relacionada ao desenvolvimento da educação ambiental crítica, sob o aporte teórico do EnCI, com o intuito de promover uma integração entre a Educação Básica e as universidades, com o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem a diversidade de contextos educacionais e socioambientais. Por fim, a análise dos 14 artigos revelou um consenso entre os autores sobre a importância de se trabalhar o tema da sustentabilidade por meio de recursos metodológicos como as sequências didáticas investigativas, promovendo, desta forma, a problematização de uma educação ambiental crítica, reflexiva e cidadã.
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