EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Anna Julia Silva Vieira Universidade Estadual do Maranhão
  • Ilna Gomes da Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Jackson Ronie Sá-Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Adilson Luís Pereira Silva Universidade Esatdual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19832

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Educação Ambiental. Ensino de Ciências por Investigação.

Resumo

Esse artigo de revisão propõe uma reflexão teórica acerca da interseção entre a educação ambiental, a sustentabilidade e o Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) com o intuito de contribuir para pensar estratégias didáticas que valorizem o desenvolvimento de ações educacionais e socioambientais sustentáveis. A reflexão teórica baseou-se na análise qualitativa de 14 (catorze) artigos científicos a partir de leitura em profundidade utilizando os fundamentos teórico-metodológicos da Análise de Conteúdo de Bardin. Como resultados destaca-se a indicação da formação de professores relacionada ao desenvolvimento da educação ambiental crítica, sob o aporte teórico do EnCI, com o intuito de promover uma integração entre a Educação Básica e as universidades, com o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem a diversidade de contextos educacionais e socioambientais. Por fim, a análise dos 14 artigos revelou um consenso entre os autores sobre a importância de se trabalhar o tema da sustentabilidade por meio de recursos metodológicos como as sequências didáticas investigativas, promovendo, desta forma, a problematização de uma educação ambiental crítica, reflexiva e cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Julia Silva Vieira, Universidade Estadual do Maranhão

Especialista em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Ilna Gomes da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Mestra em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Departamento de Química da Universidade Estadual do Maranhão e membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade (GP-ENCEX / UEMA / CNPq). 

Jackson Ronie Sá-Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor no Departamento de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (DBIO-UEMA). Professor no Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN-UEMA). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE-UEMA). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva em Rede da Universidade Estadual Paulista e Universidade Estadual do Maranhão (PROFEI-UNESP-UEMA). Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade (GP-ENCEX / UEMA / CNPq). 

Adilson Luís Pereira Silva, Universidade Esatdual do Maranhão

Doutor em Química pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor do Departamento de Química da Universidade Estadual do Maranhão e membro do GP-ENCEX / UEMA / CNPq. Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” da Universidade Estadual do Maranhão.

Downloads

Publicado

2025-06-14

Como Citar

Vieira, A. J. S., Silva, I. G. da, Sá-Silva, J. R., & Silva, A. L. P. (2025). EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 2874–2890. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19832