EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA ESCOLA: A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA DESDE OS ANOS INICIAIS

Autores

  • Milena Portela de Souza UNEATLANTICO
  • Ana Claudia Pereira de Souza Cazzo UNEATLANTICO
  • Sidcley Edson Novaes CESVASF
  • Mavila Jensime Sousa Nunes Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana
  • Mariluce Alves Ribeiro de Melo Centro universitário Barão de Maua
  • Alcione Wagner de Souza Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22010

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Sustentabilidade. Consciência Ecológica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a Educação Ambiental Crítica (EAC) como caminho formativo para o desenvolvimento da consciência ecológica desde os anos iniciais do ensino fundamental, reconhecendo o papel da escola como espaço de transformação social e ambiental. A pesquisa, de caráter bibliográfico e qualitativo, fundamenta-se em autores que discutem a dimensão crítica da educação ambiental, como Loureiro (2021), Guimarães (2020), Carvalho (2021) e Sato (2022), além de documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Os resultados indicam que a EAC favorece a formação de sujeitos reflexivos, éticos e participativos, capazes de compreender as relações entre ser humano, sociedade e natureza. Observou-se que a prática docente crítica e interdisciplinar potencializa a vivência da sustentabilidade no cotidiano escolar, promovendo atitudes de empatia, solidariedade e corresponsabilidade. Conclui-se que a Educação Ambiental Crítica representa um instrumento pedagógico e político essencial para a consolidação de uma cultura ecológica transformadora, pautada na justiça social e na defesa da vida.

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Biografia do Autor

Milena Portela de Souza, UNEATLANTICO

Mestranda em Gestão e Auditoria Ambiental, Uneatlantico.

Ana Claudia Pereira de Souza Cazzo, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação, UNEATLANTICO.

Sidcley Edson Novaes, CESVASF

Especialista em Educação Matemática, (CESVASF) Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco. 

Mavila Jensime Sousa Nunes, Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana

Mestranda em Tecnologia da Educação. Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana.

Mariluce Alves Ribeiro de Melo, Centro universitário Barão de Maua

Pós-graduação Geografia. Centro universitário Barão de Maua.

Alcione Wagner de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Educação pela UFU, Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2025-11-05

Como Citar

Souza, M. P. de, Cazzo, A. C. P. de S., Novaes, S. E., Nunes, M. J. S., Melo, M. A. R. de, & Souza, A. W. de. (2025). EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA ESCOLA: A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA DESDE OS ANOS INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 1187–1201. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22010