POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL ANTIRRACISTA

Autores

  • Jarlisse Nina Beserra da Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Jackson Ronie Sá-Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Rosândrea Maria Lopes Melo Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10560

Palavras-chave:

Educação Infantil. Relações étnico-raciais. Práticas antirracistas.

Resumo

Percebendo a Educação Infantil como um espaço potencialmente criativo para promover práticas antirracistas e reconhecendo a importância sócio-histórica e cultural das crianças para a superação das problemáticas que envolvem as questões étnico-raciais, este estudo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades pedagógicas para uma Educação Infantil antirracista. Se caracteriza enquanto uma pesquisa bibliográfica exploratória, de abordagem qualitativa e pautada nos Estudos Culturais em Educação. Foi verificada a importância da Educação Infantil na vida da criança e, na medida em que reconhece e valoriza a diversidade escolar, se combate o silenciamento, invisibilização e inferiorização de identidades culturais, podemos ter a chance de caminhar rumo às práticas educativas antirracistas. Para tanto, há necessidade de que os profissionais envolvidos com a educação de crianças analisem criticamente as posturas e expressões racistas que muitas vezes são naturalizadas no cotidiano escolar, assim como sejam garantidas oportunidades de formação continuada de professores e propostas pedagógicas que tenham o combate ao racismo como um de seus princípios basilares.

Biografia do Autor

Jarlisse Nina Beserra da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Mestra em Educação pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual do Maranhão (PROFEI-UEMA). 

Jackson Ronie Sá-Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE-UEMA) e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual do Maranhão (PROFEI-UEMA). 

Rosândrea Maria Lopes Melo, Universidade Estadual do Maranhão

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE-UEMA). 

Downloads

Publicado

2023-07-27

Como Citar

Silva, J. N. B. da, Sá-Silva, J. R., & Melo, R. M. L. (2023). POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL ANTIRRACISTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 3179–3194. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10560