PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Jackson Ronie Sá-Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Adilson Luis Pereira Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Otávio Augusto de Moraes Universidade Estadual do Maranhão
  • Alan Jhones da Silva Santos Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8334

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Educação Infantil. Investigação Científica.

Resumo

Neste artigo analisamos trabalhos acadêmicos que versavam sobre o Ensino de Ciências por Investigação de na Educação Infantil. Nesta primeira etapa escolar as aprendizagens do componente curricular começam a se desenvolver, de maneira lúdica e utilizando a curiosidade dos estudantes. A Base Nacional Comum Curricular trata o ensino de Ciências como observar, explorar e identificar os diferentes processos naturais do cotidiano. A fim de realizar a investigação sobre o tema utilizamos da pesquisa qualitativa em educação, mais propriamente da pesquisa documental. Realizamos a leitura dos trabalhos e delineamos eixos com maior frequência. Foi notório a necessidade de ratificação do ensino de Ciências para a Educação Infantil, assim como o consenso que a curiosidade é um fator relevante no processo de aprendizagem dentro da sala de aula. A maior parte das pesquisas foram publicadas entre 2017 e 2018, sendo o tema da alfabetização científica muito ligado ao processo de Ensino de Ciências para as crianças. Podemos concluir que o ensino de Ciências por Investigação na Educação Infantil colabora no desenvolvimento de habilidades e competências, além de potencializar o aprimoramento das relações sociais e emocionais das crianças. A afetividade e o diálogo, entre docentes e estudantes, tornam-se fatores necessários para o desenvolvimento das atividades.

Biografia do Autor

Jackson Ronie Sá-Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor do Departamento de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva em Rede da Universidade Estadual Paulista e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade (GP-ENCEX / UEMA / CNPq) 

Adilson Luis Pereira Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em Química pela Universidade Federal do Maranhão. Professor do Departamento de Química da Universidade Estadual do Maranhão. 

Otávio Augusto de Moraes, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Maranhão. Professor do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. 

Alan Jhones da Silva Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em Química pela Universidade Federal de Goiás. Professor do Departamento de Química da Universidade Estadual do Maranhão. 

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Sá-Silva, J. R. ., Silva, A. L. P. ., Moraes, O. A. de ., & Santos, A. J. da S. . (2023). PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 1095–1109. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8334