ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO INTEGRAL DO CIDADÃO DESDE OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Camilla de Oliveira Braga Faculdade Futura https://orcid.org/0009-0001-0954-3461
  • Ana Cláudia dos Santos Barão Faculdade Futura
  • Suéllen Danúbia da Silva Faculdade Futura
  • Elimeire Alves de Oliveira Faculdade Futura
  • Ijosiel Mendes Faculdade Futura
  • Melka Carolina Faria Catelan Faculdade Futura

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23655

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Anos iniciais. Ensino Fundamental. Alfabetização científica. Aprendizagem significativa.

Resumo

O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental desempenha papel fundamental na formação integral dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico, da curiosidade científica e da compreensão do mundo natural e social. Desde as primeiras etapas da escolarização, o contato com conceitos científicos possibilita às crianças a construção de conhecimentos baseados na observação, na investigação e na experimentação, favorecendo uma aprendizagem significativa. Este artigo tem como objetivo analisar a importância do ensino de Ciências nos anos iniciais, destacando sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo, social e científico dos alunos, bem como para a formação de cidadãos críticos e conscientes. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza bibliográfica, fundamentada em autores que discutem o ensino de Ciências e a educação científica na infância. Os resultados evidenciam que práticas pedagógicas contextualizadas, investigativas e interdisciplinares potencializam o interesse dos estudantes, estimulam a autonomia intelectual e promovem a alfabetização científica desde cedo. Conclui-se que o ensino de Ciências, quando trabalhado de forma planejada e significativa, é essencial para o desenvolvimento integral dos educandos e para a construção de uma sociedade mais crítica e participativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilla de Oliveira Braga, Faculdade Futura

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Futura de Votuporanga/SP.

Ana Cláudia dos Santos Barão, Faculdade Futura

Graduada em Ciências Biológicas (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (ISEED-FAVED). Especialista em Neurociência e Aprendizagem (ÚNICA). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (IPEMIG). Mestre em Biologia Animal (UNESP). Docente no curso de Pedagogia da Faculdade Futura de Votuporanga. 

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Graduanda em Pedagogia (UNIBF). Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO), Especialização em Controladoria (UNIASSELVI), Mestrado em Administração (UNIMEP). Docente no curso de Pedagogia da Faculdade Futura de Votuporanga.

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Graduada em Direito (UNIFEV).Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV)Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). Docente e Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Futura de Votuporanga. 

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Graduado em Matemática. (UNIFEV). Especialista em Matemática (UNICAMP). Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR). Mestrado em Matemática (UNESP).  Docente no curso de Pedagogia da Faculdade Futura de Votuporanga. 

Melka Carolina Faria Catelan, Faculdade Futura

Graduada em Matemática (UNESP). Graduada em Pedagogia (Centro de Educação Continuada). Mestre em Matemática (UNESP). Docente da Faculdade Futura de Votuporanga e coordenadora de área na secretaria estadual da educação do estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2026-01-09

Como Citar

Braga, C. de O., Barão, A. C. dos S., Silva, S. D. da, Oliveira, E. A. de, Mendes, I., & Catelan, M. C. F. (2026). ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO INTEGRAL DO CIDADÃO DESDE OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(1), 1–8. https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23655