ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO CURRÍCULO DE CASCAVEL - PR (2008–2020) À LUZ DA REESTRUTURAÇÃO PÓS-BNCC v

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24175

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Política curricular. Educação pública. Pedagogia histórico-crítica.

Resumo

As concepções e orientações relativas à alfabetização científica expressas nas versões de 2008 e 2020 do Currículo da Educação Infantil do Município de Cascavel (PR) evidenciam transformações significativas na compreensão do ensino de Ciências na primeira infância. A análise insere-se no campo da Educação em Ciências e fundamenta-se na pedagogia histórico-crítica, compreendendo o currículo como um movimento político, social e cultural articulado à função social da escola e do conhecimento. Neste sentido, esta pesquisa caracteriza-se como uma investigação qualitativa, de natureza documental e analítico-comparativa, que examina criticamente ambos os documentos curriculares em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados indicam que o currículo de 2008 não apresenta o termo nem o conceito de alfabetização científica, enquanto a versão de 2020 passa a incorporá-lo, tanto no objetivo geral do componente de Ciências quanto nos encaminhamentos teórico-metodológicos. Embora essa inclusão represente um avanço no reconhecimento da temática, observa-se a ausência de aprofundamento epistemológico e de uma definição mais precisa do papel do professor na mediação do conhecimento científico. Nessa perspectiva, a efetiva consolidação da alfabetização científica na Educação Infantil requer domínio conceitual e intencionalidade pedagógica, de modo que o ensino de Ciências se configure como um meio para a formação omnilateral das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yanka Gabriela Bilibio, UNIOESTE

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Educação em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Licenciada em Pedagogia pela UNIOESTE Campus de Cascavel, com formação docente pelo Colégio Estadual Wilson Jofre. Especialista em Direito Educacional pela Faculdade IBRATE. Possui experiência nas áreas de Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar. Atuou como membro da equipe de reestruturação do currículo da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, integrando o grupo base do componente curricular de História, nos anos de 2018 e 2019. Atualmente, exerce a função de Coordenadora Pedagógica Municipal. 

Francielle Selzler Brecher Beckert, PPGECEM

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007). Pós Graduação Lato Sensu em Educação Infantil pela Faculdade Assis Gurgaz -Fag (2011) e Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional pela Faculdade Focus (2023), Mestra em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) - Unioeste, na linda de Educação em Ciências. Atua como Diretora do Departamento de Ensino na Secretaria Municipal de Educação. Possui experiência na docência da Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Atuou ainda como Coordenadora Pedagógica escolar. Participou como membro da equipe de reestruturação do Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, no grupo base do componente curricular Ciências. Participou de grupos de estudos da Pedagogia Histórico- Crítica, em parceria com a Unioeste. Atua como Conselheira na Câmara do Ensino Fundamental do Conselho Municipal de Educação. Ministrou cursos de formação continuada para coordenadores pedagógicos e diretores com a temática: planejamento de ensino, avaliação e monitoramento da aprendizagem e organização do trabalho pedagógico. 

Alane Cristina de Marco Ceretta, UNIVALE

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (2005) e Pós-graduação Lato Sensu em Administração em Marketing e Recursos Humanos pela Universidade Paranaense - Unipar; Educação Especial e Inclusão pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - Univale e Autismo com base no modelo de ensino estruturado pela Faculdade Pólis Civitas. Mestranda em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Professora da Rede Pública Municipal com experiência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e experiência em Gestão Escolar tendo assumido funções de Coordenadora Pedagógica Escolar e Diretora Escolar. Atualmente, desenvolve ações voltadas as questões de organização de ensino e aprendizagem, estando na função de Coordenadora Pedagógica Municipal na Secretaria Municipal de Educação - Semed, realizando assessoramento administrativo e pedagógico nas instituições de ensino/escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel - PR e é Articuladora Regional do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. 

Dartel Ferrari de Lima, PPGECEM

Orientador - Graduado em Fisioterapia (1983), Doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Residência Fisioterapêutica Neurofuncional e Ortopédica Traumatofuncional (COFFITO); Quiropraxista; Especialista Lato Sensu em Biologia do Esporte e Preparação Física; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos: CEP-Unioeste; Avaliador do Sistema BASis (MEC/INEP); Conselheiro do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras; Corpo Clínico do Centro de Reabilitação Física e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2026-02-12

Como Citar

Bilibio, Y. G., Beckert, F. S. B., Ceretta, A. C. de M., & Lima, D. F. de. (2026). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO CURRÍCULO DE CASCAVEL - PR (2008–2020) À LUZ DA REESTRUTURAÇÃO PÓS-BNCC v. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(2), 1–20. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24175