EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES NAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20336Palavras-chave:
Práticas pedagógicas sustentáveis. Consciência socioambiental. Transformação social.Resumo
Este artigo buscou analisar as potencialidades e os desafios da educação ambiental na formação de cidadãos conscientes no contexto escolar. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, com base em uma revisão bibliográfica sistematizada, contemplando publicações entre 2015 e 2025. Os resultados apontam que a educação ambiental, quando integrada ao projeto pedagógico das escolas, fortalece a formação cidadã e promove o desenvolvimento de competências críticas e socioemocionais essenciais para a sustentabilidade. A análise evidenciou práticas pedagógicas transformadoras, como projetos interdisciplinares, hortas escolares, uso de metodologias ativas e tecnologias digitais, que estimulam o protagonismo estudantil e a reflexão crítica sobre questões socioambientais. Contudo, foram identificados entraves significativos, como a falta de formação docente específica, a ausência de políticas públicas consistentes e a precariedade estrutural das escolas. Conclui-se que a educação ambiental deve ser compreendida como uma prática ética, política e pedagógica que contribui para a transformação social e ambiental. Sua efetivação requer o compromisso de educadores, gestores e formuladores de políticas públicas com uma formação integral e emancipadora, voltada à construção de sociedades mais justas e sustentáveis.
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