FORMAÇÃO EM CONTEXTO E ALIMENTAÇÃO RESPEITOSA: UM PERCURSO DE TRANSFORMAÇÃO EM UM CEMEI

Autores

  • Angelina Valquíria Aparecida Colombo Santana Universidade Nove de Julho
  • Patrícia Aparecida Bioto UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.27987

Palavras-chave:

Alimentação respeitosa. Educação infantil. Formação continuada. Pesquisa-formação. Autonomia infantil.

Resumo

Este artigo analisa o processo de reorganização das práticas de alimentação de bebês desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) AA, localizado no município de São Paulo. Fundamentado na perspectiva da pesquisa-formação e inspirado em contribuições da autoetnografia, das histórias de vida e da formação continuada em contexto, o estudo acompanhou ações formativas realizadas junto à equipe gestora e docente com o objetivo de promover práticas de alimentação mais respeitosas, afetivas e favoráveis ao desenvolvimento da autonomia infantil. Os procedimentos metodológicos envolveram observações das rotinas alimentares dos agrupamentos do Berçário I e do Berçário II, participação em encontros formativos, reuniões de acompanhamento pedagógico e registros reflexivos produzidos ao longo do processo. Os resultados evidenciam que a reorganização dos espaços, dos tempos e das interações durante as refeições favoreceu a ampliação da autonomia dos bebês, o fortalecimento dos vínculos entre crianças e educadoras e a qualificação das práticas de cuidado. O estudo também destaca a importância da formação continuada desenvolvida em contexto e da atuação colaborativa entre gestão, professoras(es) e formadora externa na construção de processos de transformação institucional. Conclui-se que a alimentação respeitosa constitui uma prática educativa que articula cuidado, aprendizagem, desenvolvimento e formação humana, contribuindo para a promoção do bem-estar e dos direitos das crianças na Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelina Valquíria Aparecida Colombo Santana, Universidade Nove de Julho

Doutoranda em Educação, Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho. Psicopedagoga pela Universidade Anhanguera, Pedagoga pela Universidade Bandeirantes e MBA Gestão Escolar pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitana Unidas. Formadora e Professora Universitária.

Patrícia Aparecida Bioto, UNINOVE

Pós-Doutora em Educação pela PUCSP. Professora do Programa de Pós-Graduação Profissional Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho (PROGEPE/UNINOVE). 

Downloads

Publicado

2026-07-01

Como Citar

Santana, A. V. A. C., & Bioto, P. A. (2026). FORMAÇÃO EM CONTEXTO E ALIMENTAÇÃO RESPEITOSA: UM PERCURSO DE TRANSFORMAÇÃO EM UM CEMEI. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(7), 1–12. https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.27987