O TRABALHO DOCENTE NOS ESPAÇOS HOSPITALARES: UM DESAFIO NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3508Palavras-chave:
Educação. Hospitalar. Aluno. Docente. Aprendizagem.Resumo
O foco de estudo do presente artigo se debruça sobre uma pesquisa de caráter bibliográfico que faz uma análise aprofundada da atuação docente dentro de instituições hospitalares. Um trabalho voltado para atendimento pedagógico a estudantes que se encontram em situação de internação e, por isso, ficam impossibilitados de ir à escola. A produção aborda aspectos do contexto histórico, em que são levantados pontos importantes que formam uma linha do tempo da educação hospitalar no Brasil. Somado a isso, traz também os marcos legais que enquadram a educação hospitalar como uma modalidade pertencente à educação especial, fato que garante ao estudante hospitalizado o pleno direito à educação. Além desses pontos, o artigo propõe sugestões para a prática pedagógica dentro dos espaços hospitalares, diagnosticando situações que permitam uma atuação docente efetiva e uma aprendizagem discente significativa. Ainda, são tratados aspectos da gamificação nesses espaços como forma de construção do conhecimento cognitivo nos estudantes hospitalizados. A produção contou com a contribuição de Machado e Campos (2013), Berdel (2011), Diesel, Baldez e Martins (2017), Lorenzoni (2016), Neves, Alves e Gonzalez (2013), Sandroni (2008), dentre outros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY