O TRABALHO DOCENTE NOS ESPAÇOS HOSPITALARES: UM DESAFIO NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Antônio Carlos Sobrinho Filho
  • Edilson Raniere Gonçalves Pereira
  • Gerúnia Moraes Santos Carlos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3508

Palavras-chave:

Educação. Hospitalar. Aluno. Docente. Aprendizagem.

Resumo

O foco de estudo do presente artigo se debruça sobre uma pesquisa de caráter bibliográfico que faz uma análise aprofundada da atuação docente dentro de instituições hospitalares. Um trabalho voltado para atendimento pedagógico a estudantes que se encontram em situação de internação e, por isso, ficam impossibilitados de ir à escola. A produção aborda aspectos do contexto histórico, em que são levantados pontos importantes que formam uma linha do tempo da educação hospitalar no Brasil. Somado a isso, traz também os marcos legais que enquadram a educação hospitalar como uma modalidade pertencente à educação especial, fato que garante ao estudante hospitalizado o pleno direito à educação. Além desses pontos, o artigo propõe sugestões para a prática pedagógica dentro dos espaços hospitalares, diagnosticando situações que permitam uma atuação docente efetiva e uma aprendizagem discente significativa. Ainda, são tratados aspectos da gamificação nesses espaços como forma de construção do conhecimento cognitivo nos estudantes hospitalizados. A produção contou com a contribuição de Machado e Campos (2013), Berdel (2011), Diesel, Baldez e Martins (2017), Lorenzoni (2016), Neves, Alves e Gonzalez (2013), Sandroni (2008), dentre outros.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Sobrinho Filho

Graduado em Letras e Direito. E-mail: tocarlos22@gmail.com

Edilson Raniere Gonçalves Pereira

Graduado em Pedagogia e Administração, especialista em psicopedagogia clínica e institucional. E-mail: edilsonraniere@gmail.com.

Gerúnia Moraes Santos Carlos

Graduada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia. Email: moraesgerunia@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

Sobrinho Filho, A. C., Pereira, E. R. G. ., & Carlos, G. . M. S. (2021). O TRABALHO DOCENTE NOS ESPAÇOS HOSPITALARES: UM DESAFIO NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1860–1875. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3508