PROMOVENDO A APRENDIZAGEM E O BEM-ESTAR DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ana Beatriz Carvalho Domingues Faculdade Cristo Rei – FACCREI
  • Denise da Silva de Oliveira Faculdade Cristo Rei – FACCREI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11928

Palavras-chave:

Educação Infantil. Educação Hospitalar. Educação Informal.

Resumo

O presente estudo se trata de uma revisão de literatura onde se dispõe sobre a necessidade latente de promoção de aprendizagem e bem-estar para crianças hospitalizadas. Como se sabe, o contexto hospitalar, na grande maioria das vezes não é um ambiente agradável, todavia, quando se trata de hospitalização infantil, tal fator tende a se agravar. Ao longo de muitos anos as crianças que possuíam internações longas e/ou rotineiras eram obrigadas a abandonar os estudos naquela fase a apresentavam uma grande defasagem educacional. Assim, o tema passou a ter relevância para os estudiosos da área da educação infantil, vez que os reflexos eram notados na vida adulta. De tal modo, passou-se a realizar a educação hospitalar, por meio de uma abordagem educacional informal, visando atender as necessidades físicas, educacionais e ambientais do aluno. Ante as pesquisas realizadas para a confecção do presente estudo fora possível concluir que o ambiente hospitalar, por natureza, é um lugar onde as crianças enfrentam desafios significativos que afetam não apenas sua saúde física, mas também sua saúde emocional e psicológica.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Carvalho Domingues, Faculdade Cristo Rei – FACCREI

Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Cristo Rei – FACCREI, de Cornélio Procópio.

Denise da Silva de Oliveira, Faculdade Cristo Rei – FACCREI

Doutoranda em Estudos da Linguagem. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – Universidade Estadual de Londrina - UEL. Docente da Faculdade Cristo Rei – FACCREI, de Cornélio Procópio. 

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Publicado

2023-11-23

Como Citar

Domingues, A. B. C., & Oliveira, D. da S. de. (2023). PROMOVENDO A APRENDIZAGEM E O BEM-ESTAR DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 4248–4266. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11928