NEUROPSICOPEDAGOGIA: A INTERVENÇÃO EM INTERNAÇÃO HOSPITALAR INFANTIL DE LONGA DURAÇÃO

Autores

  • Gabriela Maia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4237

Palavras-chave:

Neuropsicopedagogia. Hospital. Criança. Internação.

Resumo

O presente estudo objetiva abordar a intervenção neuropsicopedagógica na hospitalização infantil durante uma longa internação. A educação hospitalar é considerada de extrema importância no contexto da escolarização da criança. Através dessa, parte-se da teoria para a prática dentro do contexto da hospitalização, buscando através de condições estruturais e metodológicos a aprendizagem de maneira regular e integradora também do aluno que não possui condições para frequentar a escola. Essas práticas adquirem relevância a partir da compreensão que, através delas é possível estabelecer um ambiente inclusivo e com maior efetividade no processo ensino-aprendizagem. No entanto a intervenção neuropsicopedagógica, perpassa os aspectos metodológicos e a qualificação do profissional. Objetivou-se com esse estudo, refletir sobre a temática, buscando contextualizar a criança internada, os impactos da longa hospitalização e a importância da intervenção do neuropsicopedagogo junto a crianças hospitalizadas por longos períodos. Na metodologia, priorizaram-se os aspectos das práticas, a formação adequada e a instituição hospitalar enquanto espaço acolhedor e inclusivo da criança internada, tendo em vista que a compreensão desses aspectos contribui para o desenvolvimento das crianças e, consequentemente, para sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Gabriela Maia

Advogada inscrita na OAB e no International Bar Association (IBA). Especialista em Direito Público, Internacional, Tributário, Digital, Penal e Processual Penal, Marítimo, Médico e Hospitalar. LLM em Direito dos Contratos e  MBAs Executivos nas Áreas de Negócios Internacionais e Comércio Exterior, Controladoria e Finanças, Gerenciamento Executivo de Projetos, Petróleo e Gás, Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, Marketing e Redes Sociais e Gestão Competitiva e Business Intelligence (BI). Pedagoga Especializada em Psicopedagogia, Neurociência e Comunicação em Ambientes Corporativos e NeuropsicopedagogiaInstitucional,ClínicaeHospitalar. https://orcid.org/0000-0001-9822-4122 Email:gabrielamaia78@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Maia, G. . (2022). NEUROPSICOPEDAGOGIA: A INTERVENÇÃO EM INTERNAÇÃO HOSPITALAR INFANTIL DE LONGA DURAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 786–806. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4237