NEUROPSICOPEDAGOGIA: A INTERVENÇÃO EM INTERNAÇÃO HOSPITALAR INFANTIL DE LONGA DURAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4237Palavras-chave:
Neuropsicopedagogia. Hospital. Criança. Internação.Resumo
O presente estudo objetiva abordar a intervenção neuropsicopedagógica na hospitalização infantil durante uma longa internação. A educação hospitalar é considerada de extrema importância no contexto da escolarização da criança. Através dessa, parte-se da teoria para a prática dentro do contexto da hospitalização, buscando através de condições estruturais e metodológicos a aprendizagem de maneira regular e integradora também do aluno que não possui condições para frequentar a escola. Essas práticas adquirem relevância a partir da compreensão que, através delas é possível estabelecer um ambiente inclusivo e com maior efetividade no processo ensino-aprendizagem. No entanto a intervenção neuropsicopedagógica, perpassa os aspectos metodológicos e a qualificação do profissional. Objetivou-se com esse estudo, refletir sobre a temática, buscando contextualizar a criança internada, os impactos da longa hospitalização e a importância da intervenção do neuropsicopedagogo junto a crianças hospitalizadas por longos períodos. Na metodologia, priorizaram-se os aspectos das práticas, a formação adequada e a instituição hospitalar enquanto espaço acolhedor e inclusivo da criança internada, tendo em vista que a compreensão desses aspectos contribui para o desenvolvimento das crianças e, consequentemente, para sua aprendizagem.
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