UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DAS POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM PEDIATRIA: SOB A ÓTICA DA ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3507Palavras-chave:
Enfermagem. Residência Hospitalar. Educação de Pós-Graduação em Enfermagem.Resumo
O presente relato de experiência expõe as vivências e os desafios de enfermeiras inseridas em um programa de residência integrada multiprofissional em saúde hospitalar com ênfase em saúde da criança e do adolescente do estado da Paraíba. Definida como como modalidade de pós-graduação lato sensu, a residência foi realizada através do ensino em serviço em um hospital universitário e exigiu das residentes o cumprimento das 60 horas semanais em regime de dedicação exclusiva, totalizando 5.760 horas entre 80% de atividades práticas e 20% de atividades teóricas distribuídas em dois anos de serviço. Em teoria, no primeiro ano os residentes atuariam apenas no hospital promotor do programa, conhecendo o processo de trabalho de diferentes setores, desde a clínica pediátrica até unidades de terapias intensivas. No segundo ano, intitulado R2, o ensino em serviço se daria por cenários externos ao referido hospital, a fim de conhecer os pontos de atenção da rede de atenção à saúde, com foco em saúde da criança e do adolescente. Entretanto, devido à pandemia da COVID-19, o calendário institucional sofreu modificações devido à necessidade de adaptação ao novo cenário pandêmico. Ainda assim, a carga horária exaustiva de 60 horas semanais, rotina e a alta demanda de atividades promoveram cansaço físico e mental, trazendo consequências emocionais e psicológicas. Em contrapartida, proporcionou a aquisição de novas experiências, conhecer novas rotinas, novas realidades e trocar conhecimentos, potencializando as habilidades das enfermeiras residentes na sua área de atuação, preparando-as para desafios futuros a serem vivenciados no mercado de trabalho.
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