A PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO – UMA REVISÃO LITERÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20750Palavras-chave:
Psicologia educacional. Ensino. Aprendizagem. Intervenção. Revisão da literatura.Resumo
Este artigo oferece uma revisão da literatura sobre a atuação da psicologia escolar no contexto educacional, enfatizando sua relevância no processo de aprendizagem, desenvolvimento socioemocional e inclusão de alunos. A análise de produções acadêmicas recentes aborda as principais teorias, desafios e estratégias de intervenção empregadas por psicólogos escolares. Os resultados demonstram que essa área não se limita ao diagnóstico de dificuldades de aprendizagem, mas também contribui para a promoção de relações saudáveis no ambiente escolar, na mediação de conflitos e na implementação de políticas educacionais mais justas. Além disso, registre-se a necessidade de uma maior articulação entre teoria e prática, assim como a relevância das formações continuadas para os profissionais da educação. Conclui-se que a psicologia escolar exerce uma função transformadora, promovendo uma educação mais inclusiva e humanizada.
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