A PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO – UMA REVISÃO LITERÁRIA

Autores

  • Audinete Franco de Santana Barreiro EBWU
  • Débora Araújo Leal Instituto Universitário Italiano de Rosário
  • Ângelo Ribeiro Fróes UAB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20750

Palavras-chave:

Psicologia educacional. Ensino. Aprendizagem. Intervenção. Revisão da literatura.

Resumo

Este artigo oferece uma revisão da literatura sobre a atuação da psicologia escolar no contexto educacional, enfatizando sua relevância no processo de aprendizagem, desenvolvimento socioemocional e inclusão de alunos. A análise de produções acadêmicas recentes aborda as principais teorias, desafios e estratégias de intervenção empregadas por psicólogos escolares. Os resultados demonstram que essa área não se limita ao diagnóstico de dificuldades de aprendizagem, mas também contribui para a promoção de relações saudáveis no ambiente escolar, na mediação de conflitos e na implementação de políticas educacionais mais justas. Além disso, registre-se a necessidade de uma maior articulação entre teoria e prática, assim como a relevância das formações continuadas para os profissionais da educação. Conclui-se que a psicologia escolar exerce uma função transformadora, promovendo uma educação mais inclusiva e humanizada.

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Biografia do Autor

Audinete Franco de Santana Barreiro, EBWU

Mestra em Ciências da Educação pela EBWU; Professora da Rede Estadual de Ensino da Paraíba e  da Rede Municipal de Boa Ventura -PB. 

Débora Araújo Leal, Instituto Universitário Italiano de Rosário

Pós – Doutora em Docência Universitária pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário. IUNIR-AR, Doutora em Ciências da Educação pela Uninter - PY e Coordenadora Pedagógica em Feira de Santana – BA. 

Ângelo Ribeiro Fróes, UAB

Doutor em Ciências da Educação pela UAB; Professor de Educação física em rede particular. 

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Publicado

2025-08-19

Como Citar

Barreiro, A. F. de S., Leal, D. A., & Fróes, Ângelo R. (2025). A PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO – UMA REVISÃO LITERÁRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1901–1918. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20750