PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE COENTRO (CORIANDRUM SATIVUM) NO MUNICÍPIO DE EXU-PE E SEU POTENCIAL COMO PRODUTO ORGÂNICO

Autores

  • Carla Juliana Bezerra da Silva UFPE
  • Ivan Eudes Gonçalves de Brito UNIJUAZEIRO
  • Ivan Timóteo Cassimiro Universidade Cândido Mendes
  • Osmar Viveiros de Carvalho Univasf

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3740

Palavras-chave:

Produção orgânica. Coentro. Adubação orgânica. Controle alternativo de praga.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar o âmbito de produção e comercialização do coentro no município de Exu, frente ao uso de adubos naturais e controle natural de pragas em detrimento ao uso de adubos inorgânicos, pesticidas e agrotóxicos industrializados. As produções com “selo orgânico” têm ganhado bastante destaque quando se fala em alimentação saudável, também são vários os pequenos produtores que vem se tornando adeptos desta nova visão de agricultura natural. O famoso coentro (Coriandrum sativum) é um produto bastante consumido na Região Norte e Nordeste do Brasil e se encontra, na sua região de consumo como uma hortaliça com potencial para ser produzido dentro do padrão orgânico. No entanto, para que se tenha uma classificação de produto orgânico o alimento tem que ser produzido utilizando-se apenas medidas alternativas de adubação e controle de pragas, o que nem sempre é feito de forma correta, desfavorecendo certos tipos de manejos e diminuindo a produtividade da plantação. Deste modo, qualquer mudança na maneira de produção do vegetal, mesmo que pra deixá-lo mais saudável, pode se apresentar como uma grande oportunidade de aumento nos lucros ou simplesmente um desagradável risco econômico. Sendo assim, para evitar possíveis prejuízos, fazem-se necessários estudos que culminem em conhecimento empírico a ser disseminado com o intuito de adequar de maneira segura o cultivo padrão ao novo manejo almejado.

Biografia do Autor

Carla Juliana Bezerra da Silva, UFPE

Graduada em Ciências Biológicas e Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Regional do Cariri – URCA, Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social – UFPE.

Ivan Eudes Gonçalves de Brito, UNIJUAZEIRO

Graduado em Ciências Biológicas – URCA, Graduado em Matemática – URCA, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional – FJN, Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica – FJN, Especialista em Formação de Professores para o Ensino Superior e Educação Continuada – UNIJUAZEIRO.

Ivan Timóteo Cassimiro, Universidade Cândido Mendes

Graduado em Geografia pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC, Especialista em Geografia Física e das Populações pela Universidade Cândido Mendes.

Osmar Viveiros de Carvalho, Univasf

Graduado em Ciências Biológicas e Especialista em Ecologia pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Tecnólogo em Gestão Pública – Uninabuco, Especialista em Gestão Pública – Univasf.

Downloads

Publicado

2021-12-09

Como Citar

Silva, C. J. B. da ., Brito, I. E. G. de ., Cassimiro, I. T. ., & Carvalho, O. V. de . (2021). PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE COENTRO (CORIANDRUM SATIVUM) NO MUNICÍPIO DE EXU-PE E SEU POTENCIAL COMO PRODUTO ORGÂNICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1916–1927. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3740